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Chapéu
Desrespeito

Assédio moral generalizado adoece bancários do Daycoval

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Arte com um D em branco e fundo azul

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região tem recebido diversas denúncias de assédio moral no banco Daycoval.  As queixas dos trabalhadores foram levadas ao banco para que fossem tomadas providências (sempre preservando a identidade dos denunciantes) e também foram pauta de reuniões com representantes do Daycoval. Apesar disso, a situação em alguns departamentos da instituição não melhorou.

Comportamento agressivo de gestores, ameaças, ironias e cobranças em reuniões, receio generalizado de perder o emprego, depressão, Síndrome de Burnout e crise de ansiedade são aspectos comuns dos relatos ouvidos pelo Sindicato.

De um modo geral, as denúncias indicam que o ambiente de trabalho é perverso, com cobranças a todo momento. Frases como ‘não tem almoço grátis’ e ‘a zona de conforto é quentinha’  são recorrentes para apontar alguma performance que julgam insuficientes. Por mais que os empregados cumpram as suas metas, essas nunca parecem satisfazer os gestores.

 Sob a constante pressão e cobranças para extrapolar a jornada de trabalho, muitas pessoas estão optando em pedir demissão do banco, preocupadas com a saúde mental, principalmente. Muitas relataram terem tido Burnout e crises de ansiedade.

Em alguns casos, os constrangimentos ocorrem dentro das salas, nada muito exposto. “É a forma de falar, com grosseria e as ameaças veladas de desligamento caso as metas não sejam batidas, o que tem causado um certo pânico no ambiente”, conta um trabalhador.

Alguns funcionários saíram do banco pois pretendiam fugir desse ambiente adoecedor, outros já tentaram reclamar nos canais do banco, mas foi sempre inútil. “Uma das bancárias que se sentia assediada pelo gerente-geral da área fez a denúncia para o RH do banco, mas além de não ter resultado em nada, o denunciado ainda teve acesso à queixa da funcionária, o que é um absurdo!”

E por tal razão, muitos empregados têm recorrido ao Sindicato, pois não acreditam mais no canal interno do banco, com receio da exposição e represálias.

Sindicato reivindica acesso aos locais de trabalho

É importante também informar aos empregados do Daycoval que o Sindicato já reivindicou à direção do banco a retomada do acesso aos locais e aos trabalhadores. Portanto, em breve, representantes do Sindicato devem visitar o Daycoval e reuniões permanentes poderão ser agendadas, além de campanhas de sindicalização. O Sindicato quer estar mais próximo.

Denuncie ao Sindicato

Conquista da Campanha Nacional dos Bancários, desde 2012 a categoria conta com um instrumento de combate ao assédio moral que prevê prazo para que o banco apure a queixa e dê resposta sobre o problema, tudo com total sigilo sobre a identidade do denunciante. Recentemente, o Canal de Denúncias do Sindicato foi aprimorado. Em caso de assédio, denuncie ao Sindicato, que está do lado do trabalhador e respeitará o anonimato do denunciante.

“O Canal de Denúncia do Sindicato é algo bom também para o banco, pois através da apuração das queixas e solução dos problemas, a instituição tem a oportunidade de melhorar seu ambiente de trabalho e ser um lugar mais saudável para trabalhar. As pesquisas são unânimes em afirmar que isso melhora em muito a produtividades dos empregados e da empresa”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias.

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