Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é Feito de Pessoas

Augusto Campos: ‘as pessoas têm a obrigação de seguir com a história’

Imagem Destaque
Augusto Campos, camisa vermelha, óculos e cabelos brancos

O capítulo da série O Sindicato é feito de pessoas é sobre Augusto Campos, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que faleceu em 2017. O vídeo, publicado nesta quinta-feira 24, faz parte do projeto Memória Sindical de 2014, idealizado pelo escritório Crivelli Advogados Associados.

Articulador, visionário e referência na luta sindical, Augustão, como era chamado carinhosamente pelos companheiros, ocupou o posto principal do Sindicato entre 1979 e 1985. Foi um dos principais responsáveis pela retomada da organização bancária ainda durante a ditadura militar. 

Oriundo da cidade de Altinópolis (SP), Augusto iniciou sua militância enquanto secundarista, ao participar de um encontro nacional dos estudantes, em 1952, no Rio de Janeiro, durante o governo de Juscelino Kubistchek. 

Em 1964, mudou-se para a cidade de São Paulo porque havia uma oferta de emprego. Posteriormente prestou concurso para o Banespa e iniciou faculdade na Universidade de São Paulo (USP).

Eleito como presidente da entidade em 1979, ficou uma gestão no cargo. Disputou segundo mandato em 1985, tendo a diretoria cassada, e de lá em diante não retornou mais. Augusto foi para Direp do Banespa, depois atuou na criação da Fetec-CUT e, por último, chegou a ser vereador pelo PT na capital paulista (2001-2004). 

O vídeo relembra a trajetória e o legado imenso que até hoje serve de inspiração para o movimento sindical.

Assista à entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio