Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Sindicato cobra que Santander reforce orientações para Covid-19

Linha fina
Entidade recebeu denúncias de descumprimento do protocolo adotado pelo banco em casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus; conheça os procedimentos, que devem ser seguidos à risca, e denuncie ao Sindicato qualquer descumprimento dos mesmos
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

O Sindicato recebeu denúncias de que o atual protocolo do Santander para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em agências ou departamentos, adotado nas últimas semanas, está sendo desrespeitado em alguns locais de trabalho. A entidade cobrou que o banco reforce, em comunicado formal, as orientações. 

“Consideramos que o protocolo adotado pelo Santander ainda é frágil, longe do ideal, e já pontuamos para o banco pontos de atenção em relação ao mesmo. Mesmo em relação ao protocolo atual, o Sindicato tem recebido denúncias de descumprimento do mesmo em alguns locais de trabalho. Cobramos do banco que reforce as orientações, em comunicado formal, sobre os procedimentos que devem ser adotados em caso de suspeita ou confirmação de contaminação por coronavírus”, enfatiza a diretora do Sindicato e bancária do Santander, Lucimara Malaquias.

Confira abaixo o atual protocolo do Santander para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19: 

- Encaminhamento para testagem de todos os funcionário de agências ou áreas nos quais tenham sido identificados casos suspeitos ou que tenham tido contato com casos confirmados de Covid-19. 

- Após a realização do teste, o funcionário deve aguardar o resultado em casa ou fora do local de trabalho.

- Se o resultado for positivo, todo o procedimento de afastamento é feito pelo aplicativo do RH do banco. 

- De forma alguma, o funcionário deve retornar ao trabalho para entregar qualquer documento ou para informar o gestor pessoalmente. Toda a comunicação deve ser feita por meio digital ou telefone. 

- Para resultados negativos, o funcionário só poderá retornar ao trabalho após liberação médica via telemedicina. 

- O local de trabalho deve ser submetido a sanitização. 

“Um dos pontos críticos denunciados é o fato de que trabalhadores estão retornando ao trabalho enquanto esperam o resultado do teste. Um procedimento completamente errado, uma vez que caso o resultado venha a ser positivo, o bancário pode ter contaminado o local, colegas e clientes. É muito importante que todos sigam o protocolo à risca e fiscalizem se as medidas estão sendo respeitadas por todos. Caso identifiquem algum descumprimento, devem denunciar ao Sindicato (veja abaixo). O sigilo é garantido”, orienta Lucimara.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio