
Atualização: Os empregados da Caixa Econômica Federal lotados na base de atuação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região aprovaram a proposta do banco público para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. A deliberação se deu por meio de assembleia virtual realizada nesta quinta-feira 12, com 68,72% dos votos favoráveis.
Os empregados da Caixa na base do Sindicato e na maioria do país rejeitaram, em assembleias virtuais na quarta 4 e quinta 5, a proposta do banco para a renovação do acordo coletivo de trabalho (ACT) específico. O que acontece agora?
Seguindo a orientação do Comando Nacional dos Bancários, o Sindicato realizará nova assembleia (leia o edital no final da matéria) para os empregados da Caixa da sua base de atuação, sócios e não sócios, que se realizará inicialmente com uma plenária, a partir das 18h da quarta-feira 11, que ocorrerá de forma híbrida - sendo de forma presencial no Auditório Azul da sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, São Paulo), e de forma remota através do link https://plenaria.spbancarios.com.br/ - para informes e manifestações dos trabalhadores.
Já a votação - que deliberará sobre nova proposta da Caixa, se houver, e/ou para a deflagração da greve - ocorrerá na quinta-feira 12, entre 8h e 20h, de forma exclusivamente virtual, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br/, que só estará funcional no período da votação e no qual estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação.
Negociação nesta terça 10
A coordenação do Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/Caixa) se reuniram na última sexta-feira 6 e mandaram um ofício ao banco público no mesmo dia, informando o resultado das assembleias e solicitando a reabertura das negociações. Solicitaram ainda a garantia de manutenção do ACT Caixa e da CCT da categoria, que venceram em 31 de agosto.
A Caixa respondeu ao ofício, chamando mesa para esta terça 10, às 17h, em São Paulo, e garantindo a ultratividade até 17 de setembro.
“Nosso esforço é no sentido de garantir os direitos dos empregados da Caixa, previstos tanto no acordo específico quanto na convenção da categoria”, destaca a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, que é uma das coordenadoras do Comando.
Leia abaixo o edital

