Ana Marta Lima, secretária de Estudos Sócio-econômicos (Sese) do Sindicato é a personalidade da série O Sindicato é feito de pessoas.
Bancária do Santander desde 2006 e integrante da diretoria do Sindicato a partir de 2017, Ana Marta comenta sobre a virada de chave que teve ao somar-se à luta dos bancários na entidade, de se reconhecer enquanto mulher negra e da mensagem de inspiração que tenta transmitir às demais bancárias que enfrentam racismo no banco.
Ana Marta ainda relembra da surpresa que teve ao se inteirar de todas as lutas encampadas pelo movimento sindical e dos largos passos até uma reivindicação se tornar conquista para a categoria.
Ela ainda destaca, dentre todas as conquistas previstas na CCT, uma das mais recentes, a trata da a violência doméstica a qual as bancárias são vítimas; e destaca a importância desse canal para que o Sindicato possa acolher e dar os encaminhamentos necessários junto às instituições financeiras.
Dentre os fatos marcantes desde que entrou para a diretoria do Sindicato, Ana Marta relembra do trabalho da entidade durante a pandemia de covid-19 para preservar vidas com o trabalho em home office, dos equipamentos de segurança para os bancários na linha de frente, e das tristes perdas de companheiros naquele período.
E ainda descreve o que é ser dirigente sindical, das mudanças na sua vida pessoal e profissional, além dos ensinamentos que ela leva para sua família e para as pessoas que tem convivência.
Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.
- Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.
- Assista ainda aos episódios da série História em Pílulas.