Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vandalismo

Após protesto do Sindicato, Itaú reforça segurança em agência

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra dois bonecos em forma humana e, entre eles, uma porta giratória de segurança. A arte tem um fundo laranja

O Itaú reativou porta giratória e contratou vigilantes em uma agência de negócios após o Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrar o banco. A reivindicação foi motivada após um episódio de vandalismo no local – um cliente se descontrolou e quebrou dois computadores – o que levou o Sindicato a acompanhar a unidade situada no bairro da Liberdade.

“O Sindicato já havia passado para o Itaú uma relação das agências consideradas de risco para assaltos, furtos e vandalismo, colocando em risco a integridade física de bancários e clientes. Mas foi preciso ocorrer uma situação dessas para a Gestão de Segurança do banco tomar providências”, critica Adriana Magalhães, diretora do Sindicato e bancária do Itaú.

A dirigente enfatiza que não é função dos bancários fazer segurança e impedir golpes, furtos e vandalismo nas agências. “Esse episódio reforça a necessidade de segurança mesmo nas agências onde não há numerário”, afirma Adriana.

Bancos investem só 4% do lucro em segurança

Dados dos balanços dos cinco maiores bancos – Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú e Santander – apontam que, em 2023, juntos, eles investiram 4% de seus lucros em Vigilância e Segurança. O lucro dos quatro, somados, chegou a R$ 108,593 bilhões, mas o investimento em segurança foi de apenas R$ 3,987 bilhões.

Itaú e Santander passaram a agregar a despesa de segurança com outras despesas administrativas. Para o Itaú, foi considerado 3,3% do total das despesas administrativas e para o Santander 4% de despesas administrativas, percentuais de acordo com outras demonstrações financeiras.

Os bancários devem procurar o Sindicato dos Bancários, por meio de um dirigente ou do Canal de Denúncias, se presenciar qualquer situação irregular no local de trabalho. Veja abaixo mais canais de contato da entidade.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio