O Sindicato dos Bancários de São Paulo voltou a receber relatos de demissões no Banco PAN. A empresa adota um esquema de rotatividade (turnover) que gera apreensão entre os funcionários. Segundo informações recebidas pela entidade, dispensas estão sendo feitas todos os meses.
Ainda de acordo com relatos dos empregados, existe até a “semana da demissão”, quando dezenas são demitidos em um curto período de tempo no mês. As demissões são tão constantes, que nas visitas do Sindicato à sede do Pan, é comum os dirigentes se depararem com trabalhadores que acabaram de ser demitidos.
Este cenário vem causando muita instabilidade e medo do futuro entre os bancários e financiários da instituição financeira.
As demissões são frequentes no PAN há pelo menos um ano, o que já motivou protestos e denúncias do Sindicato.
“O Banco PAN, sempre defende estabilidade econômica, previsibilidade e segurança jurídica. Ora, se conceitos como estabilidade, previsibilidade e segurança são importantes para os executivos do banco, a previsibilidade, a segurança e a estabilidade também são importantes para as carreiras dos empregados que constroem o lucro de uma empresa rentável.”
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato
Sindicato cobra esclarecimentos
O Sindicato já contatou o RH do Banco PAN solicitando o número exato de trabalhadores demitidos, quais áreas e cargos foram atingidos e se há previsão de novas dispensas até novembro. Também solicitou a média de rotatividade do banco e da financeira PAN. O RH se comprometeu a apresentar essas informações até a próxima semana.
“Defendemos a manutenção de empregos. Apostar na rotatividade é contraproducente, uma vez que afeta a estabilidade do clima interno”, afirma Lucimara.
Trabalhadores devem procurar o Sindicato
Os bancários e financiários demitidos pelo PAN devem procurar o Sindicato (veja canais no fim deste texto) para que a entidade possa revisar os termos e valores pagos na homologação, os motivos da demissão, bem como possíveis situações que possibilitem a reintegração.
O Sindicato oferece orientação jurídica gratuita para os trabalhadores que têm interesse em ingressar com ação individual na justiça trabalhista.
“A contratação de novos funcionários é bem-vinda. O que não podemos aceitar é a permanente instabilidade nas carreiras por meio de um processo de turnover que gera muitas demissões a todo o tempo. Os trabalhadores precisam de segurança em suas carreiras, como forma de reconhecimento pela sua dedicação e contribuição na geração de lucro do banco”, afirma Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.