Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema

CineB Solar leva longa-metragem Marighella para ocupação do MTST

Imagem Destaque
Imagem de divulgação do filme Marighella

Nesta quinta 11, às 18h, o projeto CineB Solar - uma realização do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região em parceria com a Brazucah Produções - promoverá a exibição do longa-metragem Marighella na Ocupação Carolina Maria de Jesus, do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), no bairro Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo.

A exibição de Marighella contará com a presença do ator e diretor do filme, Wagner Moura, e dos atores Henrique Vieira, Bella Camero, Humberto Carrão e Felipe Braga, além do coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, e do idealizador do projeto CineB Solar e vice-presidente da CUT-SP, Luiz Cláudio Marcolino.

"Em 15 anos de projeto, já exibimos vários filmes com o MTST, inclusive fazendo a pré-estreia do filme Bacurau, que foi um sucesso, e agora com o filme Marighella", enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

Marighella

Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, Marighella estreou oficialmente nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 4 de novembro, exatamente 52 anos após o assassinato de Carlos Marighella pela ditadura militar brasileira, em 1969. Desde então, o filme alcançou 100 mil espectadores em 300 salas, incluindo as sessões de pré-estreias.

Marighella traz no elenco Seu Jorge, no papel-título, Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, entre outros. O filme conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960.

Comandando um grupo de jovens revolucionários, Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula de inimigo público nº 1.

Ocupação Carolina Maria de Jesus

A Ocupação Carolina Maria de Jesus fica no Jardim Iguatemi, em terreno ocupado em maio deste ano por 600 famílias. Hoje conta com mais de dois mil núcleos familiares, que resistem na luta por moradia.

O nome da ocupação é uma homenagem a grande escritora mineira Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, entre outras obras que retratam sua vivência enquanto mulher, negra, mãe, solteira e moradora da favela. 

“Escrevo a miséria e a vida infausta dos favelados. Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade”  

Carolina Maria de Jesus.

O secretário Cultural do Sindicato, Marcelo Gonçalves, destaca o forte simbolismo de promover a exibição do filme Marighella na ocupação Carolina Maria de Jesus. 

“Marighella conta a história de entrega de homens e mulheres que sonharam e agiram por um país livre da opressão da ditadura militar, por um país livre para construir um futuro mais justo e com oportunidades para todos. E, hoje, lutamos novamente para vencer e preservar a vida e dignidade do nosso povo diante de um governo sem rumo, repleto de militares autoritários apoiados por uma classe dominante de mentalidade atrasada e escravista, que despreza os trabalhadores e os mais pobres", enfatiza o dirigente.

"Nesse sentido, entendemos a exibição na ocupação Maria Carolina de Jesus como uma grande comunhão de lutadores. Unem-se no mesmo espaço de luta, através do cinema, movimentos sociais, sindical, artistas e lideranças políticas. Lutadores que estão na plateia, na luta real, vivendo e honrando a vida e as lutas de Carlos Marighella e de tantos outros, sobretudo a dos que tombaram pela liberdade e justiça social. Não temos 'tempo de ter medo'”, conclui. 

Protocolos sanitários

Visando a segurança e o bem-estar dos espectadores, convidados e equipe de produção, as sessões do CineB Solar seguem todos os protocolos de segurança como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento entre assentos e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. 

Toda a equipe de produção do CineB Solar já possui imunização completa e será testada para Covid-19 antes das exibições. 

Serviço: 

O quê: Exibição Marighella no CineB Solar.

Quando: Dia 11 de novembro, quinta-feira, às 18h, na Ocupação Carolina Maria de Jesus do MTST.

Filme exibido:

Marighella – (Wagner Moura – Brasil – 2021 – 155 minutos – 16 anos – Drama). 

Sinopse: 1969. Marighella não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação.

Em Marighella, o inimigo número 1 da ditadura militar tenta articular uma frente de resistência enquanto denuncia o horror da tortura e a infâmia da censura instalados por um regime opressor. Em uma experiência radical de combate, ele o faz em nome de um povo cujo apoio à sua causa é incerto — enquanto procura cumprir a promessa de reencontrar o filho, de quem por anos se manteve distante, como forma de protegê-lo.

seja socio