Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Trabalha em banco, bancário é!

Santander GD1 e GD2 são palco de campanha de sindicalização

Imagem Destaque
Foto mostra a portaria do centro Administrativo Geração Digital Santander, com a faixa do Sindicato com os dizeres "É muito bom ser sindicalizado"

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região realizou campanha de sindicalização, de 03 a 05 de novembro, no Geração Digital 1 (GD 1), e nos dias 8 e 9 novembro, no Geração Digital 2 (GD 2).

“Essa campanha foi idealizada com o objetivo de unir forças aos bancários do GD1 e do GD2, os quais o Santander pretende transferir para a F1RST, outra empresa do conglomerado, o que nós não concordamos, porque se essa mudança ocorrer, esses trabalhadores mudarão de categoria, o que eles são contra, pois querem continuar usufruindo de todas as nossas conquistas e direitos. E quem faz trabalho de bancário, bancário é.”

Cassio Murakami, dirigente sindical e bancário do Santander

Acesse a página especial sobre a terceirização da área de tecnologia do Santander e some forças na luta para ser bancário

Além de fortalecer a categoria bancária, a campanha teve o objetivo de divulgar os benefícios aos bancários e aos sócios parceiros. Dirigentes sindicais reforçaram aos trabalhadores a conquista obtida pelos bancários para 2021: reajuste de 10,97% (INPC + aumento real de 0,5%) sobre salários, VA e VR, PLR e demais verbas. Desde 2004, o ganho real acumulado é de 21,94%.

“Tudo isto só é possível porque a categoria bancária é muito forte, representativa e combativa, organizada nacionalmente, e conta com uma Convenção Coletiva de Trabalho válida em todo o território nacional”, salienta Cassio Murakami.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região representa cerca de 140 mil trabalhadores de bancos, e é uma das mais importantes e combativas entidades de representação de trabalhadores na América Latina.

Além de contribuir para garantir direitos, manter a estrutura e serviços do Sindicato, quem se associa à entidade economiza em descontos, convênios de cultura e lazer, e tem acesso a uma extensa grade de cursos.

Dirigente sindicais durante a campanha de sindicalização

Para realizar ações em defesa dos direitos da categoria e oferecer serviços essenciais para os trabalhadores, como os da área jurídica e de saúde, a entidade depende da contribuição de seus sócios.

Sócio Parceiro

A campanha de sindicalização no GD1 e GD 2 também divulgou os benefícios do Sócio Parceiro, iniciativa voltada para os trabalhadores terceirizados de bancos: trata-se de uma associação que garante direito a alguns serviços, como descontos em convênios (CVSMais) e cursos, entre outros, mas não dá acesso às garantias previstas na CCT.

“Neste momento em que o banco Santander novamente investe contra os direitos dos seus trabalhadores ao força-los a migrarem para uma categoria mais fraca e menos representativa, é importante estarmos unidos, fortalecer o Sindicato por meio da sindicalização e reforçar que queremos continuar na categoria bancária.”

Cassio Murakami, dirigente sindical e bancário do Santander.
seja socio