Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Negociação

Sindicato vai se reunir com a JBCred para cobrar o devido pagamento da PLR

Imagem Destaque
Imagem de um balão de fala, com um fundo verde com cifrões de dinheiro

Na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região irá se reunir com representantes da JBCred em nova rodada de negociação sobre o devido pagamento da primeira parcela (antecipação) da PLR 2023 pela regra da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria financiária.

No dia 7 de novembro, o Sindicato e representantes da financeira se reuniram para tratar do tema. Entretanto, a JBcred alegou que possui um programa próprio de resultados (PPR) constituído por uma comissão de empregados – mas sem nenhuma participação e negociação com o Sindicato. Na ocasião, a financeira declarou este programa substitui por completo o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho sobre a PLR. Ainda segundo o que foi dito pelos representantes da financeira, há previsão de pagamento do PPR apenas em 2024, condicionado ao cumprimento de metas da empresa.

O Sindicato, por sua vez, enfatizou que não reconhece este programa porque não participou da sua elaboração e não conhece suas regras, e que um programa próprio jamais pode impor condições inferiores ao que está previsto na CCT. Além disso, destacou que esse movimento da JBCred configura uma manobra para fraudar os direitos dos empregados, não pagando a PLR, num cenário de lucro, sob a justificativa de já possuir um programa próprio com distribuição anual e condições distintas à CCT.

Ao fim desta última reunião, os representantes da JBCred pediram para levar à diretoria da financeira a argumentação jurídica apresentada pelo Sindicato na mesa de negociação.

“A nossa expectativa é de que, nesta próxima negociação, a JBCred finalmente se comprometerá com o pagamento da PLR nos termos da CCT dos financiários, assinada pela Fenacrefi, a sua representante patronal na negociação com o movimento sindical” enfatiza Jair Alves, diretor da Fetec-CUT/SP.

O que diz a regra da PLR dos financiários

A CCT referente a PLR de 2023 determina que, se a financeira tiver lucro no primeiro semestre de 2023, o pagamento da primeira parcela (antecipação) deverá ocorrer da seguinte forma: valor fixo de R$ 2.187,94, com crédito até o dia 20 de setembro de 2023. A JBCred apresentou lucro no período.

A CCT 2022/2024 e CCT-PLR 2022-2023 foram assinadas pela Fenacrefi (Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), entidade patronal que representa a JBCred na mesa de negociação com o movimento sindical dos trabalhadores.

seja socio