Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mobilização

Bancário da Caixa, o momento exige unidade e luta!

Linha fina
Sindicato convoca todos empregados a vestirem vermelho e ocupar unidades do banco no dia 7, quando o governo Temer pretende transformar a instituição em sociedade anônima, abrindo portas para a abertura de capital e privatização
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais

São Paulo – No último dia 29, empregados da Caixa da base do Sindicato se reuniram para discutir ações unificadas em defesa dos seus direitos, empregos e da Caixa 100% Pública. O resultado desses debates foi levado à reunião da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), realizada no dia 30, na qual foram estabelecidos data e formato de uma grande mobilização nacional. 

> Defenda a Caixa você também!
> Mobilização contra ataques de Temer 

“A colaboração dos empregados  foi fundamental. Afinal, o bancário é o principal protagonista dessa luta. As ameaças são muitas e o momento requer muita unidade, mobilização e luta”, diz o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

Dia 7 - Empregados da Caixa, juntamente com movimentos sociais, vão promover no dia 7 a ocupação de diversas unidades do banco público, entregando também carta aberta à população destacando a importância do banco público para o país e a necessidade de que permaneça 100% público. Além disso, todos os empregados devem vestir vermelho em ato de protesto, simbolizando a raiva contra os ataques da direção do banco, que age sob ordens do governo Temer.

“Um grande ataque de Temer contra a Caixa 100% Pública e sua função social, contra os empregados, empregos e direitos já tem data prevista, a próxima reunião do Conselho de Administração do banco, que deve ser realizada no dia 7, quando uma mudança no estatuto, se aprovada, pode transformar a Caixa em sociedade anônima, abrindo caminho para a abertura de capital e privatização. Com a colaboração dos empregados da base do Sindicato, que estiveram reunidos em plenárias, a CEE/Caixa encaminhou a realização de um grande ato nacional para o dia da reunião do CA. O Sindicato convoca todos os empregados a estarem juntos nessa luta”, conclama o dirigente.

> Temer insiste em abrir o capital da Caixa

“A direção do banco já queria votar a mudança do estatuto no último dia 18 de outubro, o que só não ocorreu graças a mobilização dos empregados, que promoveram Dia Nacional de Luta na mesma data. No dia 7, temos de estar ainda mais unidos e atuantes para barrar este ataque contra a Caixa, uma instituição fundamental para a população e o desenvolvimento do país”, acrescenta. 

Caso a data da reunião do CA seja alterada, o Sindicato comunicará os empregados.  

Outros ataques - Entre outros ataques de Temer à Caixa e seus empregados está a intenção de impor teto de gastos com o Saúde Caixa, plano de saúde dos trabalhadores. Além disso, a direção do banco já revogou o RH 151, que assegurava a incorporação de função para empregados comissionados por 10 anos ou mais. Em negociação com representantes dos empregados, a direção do banco negou garantia de emprego, da incorporação de função, entre outras reivindicações.

> Travando negociação e revogando RH 151, Caixa revela ataques aos empregados

Também foi implantado, sem qualquer negociação com os representantes dos empregados, o programa Bônus Caixa, que promove a desvalorização dos salários na renda total do trabalhador, segrega empregados, impõe metas individuais, aumenta o adoecimento e incentiva a competição entre colegas.

Greve – Com o recuo do governo Temer em votar a reforma da Previdência no dia 6, uma vez que não possui votos para a aprovação, a greve geral convocada pelas centrais sindicais para o dia anterior (5) foi suspensa. Porém, trabalhadores de todas as categorias, incluídos os empregados da Caixa, devem permanecer mobilizados e em alerta para a convocação de nova paralisação.

“Assim como aconteceu nas greves gerais de 28 de abril e 30 de junho, quando os empregados da Caixa tiveram adesão maciça, a defesa da Caixa 100% Pública e dos direitos e empregos dos seus trabalhadores também estará na pauta da mobilização. Temos de estar todos em alerta para cruzarmos os braços mediante convocação. Não à reforma da Previdência, em defesa da Caixa 100% Pública e por nenhum direito a menos”, conclui Dionísio.

seja socio