Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Avanço para bancárias

Acordo para atendimento de bancárias vítimas de violência será assinado hoje

Linha fina
Canal de atendimento para bancárias vítimas de violência doméstica é uma reivindicação da categoria bancária, acatada pela Fenaban em mesa de negociação no dia 19 de fevereiro
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio/Seeb-SP

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) assinam, nesta quarta 11, o acordo para criação de um canal de atendimento para bancárias vítimas de violência doméstica. Trata-se de uma reivindicação da categoria bancária que foi acatada pela Fenaban em mesa de negociação no dia 19 de fevereiro

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando, Ivone Silva, destaca que o canal é mais uma conquista da categoria, em especial das trabalhadoras. “A criação dos canais de atendimento às mulheres vítimas de violência é um avanço para ajudar as bancárias a romper o ciclo da violência. É uma reivindicação da categoria e vamos definir com a Fenaban os detalhes da proposta na próxima semana”, diz a dirigente, acrescentando que a ideia é que o acordo seja assinado ainda no mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

> Vídeo: No Dia da Mulher, elas foram às ruas!

Ivone lembra que o Sindicato já foi pioneiro ao implementar uma ação concreta para abordar o tema: lançou em dezembro de 2019 um serviço de atendimento jurídico a mulheres vítimas de violência. “Somos pioneiros na criação do projeto ‘Basta! Não irão nos calar’, com atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência doméstica, que começou a funcionar em janeiro deste ano. Atuamos em parceria com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica, atendendo a demandas jurídicas que não podem ser absorvidas pela Defensoria Pública. É uma contraofensiva do movimento sindical contra o atual retrocesso político e social”, ressalta.

> Ivone Silva: Sindicato é pioneiro no atendimento jurídico às mulheres vítimas de violência

Censo da Diversidade

A Fenaban deve apresentar os dados do 3º Censo da Diversidade Bancária no final de março. 

Conquista da categoria na Campanha Nacional de 2018, o Censo vai atualizar os dados do último levantamento, divulgado em 2014, com um perfil da categoria por gênero, raça e PCDs.

O objetivo é que, munidos desses dados, o movimento sindical bancário possa propor e cobrar dos bancos políticas de valorização e de promoção da igualdade de oportunidades nos bancos, um setor no qual mulheres ainda ganham menos que os homens (em 2014 elas ganhavam em média 77,9% do salário médio dos bancários) e ocupam menos postos de chefia; e em que negros, negras e PCDs ainda são minoria.

O questionário ficou disponível para ser respondido por bancários e bancários de todo o país de agosto a novembro de 2019.

Agentes da Diversidade

Esta última versão do Censo da Diversidade foi além das duas anteriores e realizou uma campanha de sensibilização da categoria para o tema, que inclui a formação de agentes da diversidade nas agências e departamentos bancários. Ou seja, cidadãos que contribuam para o debate e promoção do respeito à diversidade e para o fim da cultura do ódio.

 

seja socio