Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Gestão 2023/2027

Comissão Eleitoral aprovada: equipe coordenará processo de eleição da nova diretoria do Sindicato

Imagem Destaque
Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato, e Ivone Silva, presidenta, abrem a assembleia que escolheu Comissão Eleitoral

Foi dado o primeiro passo para o processo de eleição da nova diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região: em assembleia que começou às 19h e se encerrou às 23h desta terça-feira 7, os trabalhadores sindicalizados elegeram a Comissão Eleitoral, que conduzirá a eleição que vai definir a gestão que estará a frente da entidade entre 23 de julho de 2023 e 22 de julho de 2027.

A votação foi totalmente virtual, por link divulgado com antecedência – em edital do dia 27 de fevereiro, publicado em Folha Bancária impressa, em jornal de grande circulação e no site da entidade. A Chapa 1, única inscrita, foi eleita com ampla maioria dos votos (97%) e é composta pelos seguintes bancários:

  • Ernesto Shuji Izumi (BB) – presidente;
  • Jair Alves dos Santos (Itaú) – membro titular
  • Wanessa de Queiroz Paixão (Santander) – membro titular
  • Luciano Ramos da Silva (Bradesco) – membro titular
  • Alexandre Caso (Santander) – membro titular

Atribuições da Comissão Eleitoral

A partir de agora, a Comissão Eleitoral organizará todas as próximas etapas da eleição para a nova diretoria do Sindicato: da inscrição de chapas concorrentes, à votação e apuração.

Definirá o cronograma de todas as etapas e também será responsável pela ampla divulgação de cada uma, o que será feito no site do Sindicato e/ou em outras publicações impressas, por meio de reportagens e/ou editais.

A Comissão Eleitoral tem a responsabilidade também de zelar para que o pleito ocorra de forma transparente e democrática. Por isso, a ela será agregado um representante de cada chapa que vier a concorrer à disputa. Em breve, a comissão deve divulgar o calendário para a inscrição de chapas e as datas para a votação.

“Nossa responsabilidade é grande, pois se trata de eleger uma nova gestão para um dos maiores sindicatos da América Latina. Além disso, a votação na base da entidade - composta pela capital paulista, por Osasco e por mais 15 municípios da região de Osasco - chega a ser maior, em número de eleitores, do que a de muitos municípios brasileiros. Vamos zelar por essa responsabilidade e cumprir a função de organizar um pleito transparente, democrático e com a participação do maior número de eleitores aptos a votar. Os bancários e financiários vão acompanhar cada etapa desse processo com informações no site, nas redes sociais do Sindicato e eventualmente na Folha Bancária ou outros meios de comunicação da entidade com sua base”, destaca Ernesto Izumi, presidente da Comissão Eleitoral.

A presidenta do Sindicato, Ivone Silva, também destaca a importância da ampla participação dos sindicalizados no processo. “Somos um dos sindicatos mais atuantes do Brasil e do mundo. A força dessa entidade, juntamente com sua base, levou a categoria a conquistar, de forma pioneira, direitos na sua CCT que depois foram incorporados por outras categorias. Os bancários foram os primeiros no Brasil, por exemplo, a conquistar a PLR, hoje uma realidade também para outros trabalhadores. Somos uma referência para o movimento sindical brasileiro, portanto, é fundamental que associados e associadas participem ativamente do processo eleitoral, para que tenhamos uma eleição democrática e elejamos uma nova diretoria representativa da nossa base, que estará à frente desse sindicato tão importante.”

seja socio