Pular para o conteúdo principal
Chapéu
99 anos

Sindicato dos Bancários: 99 anos de união, lutas e conquistas

Imagem Destaque
Logo comemorativo do aniversário de 99 anos do Sindicato dos Bancários

Neste sábado, 16 de abril, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região completa 99 anos de história. Para celebrar a data e agradecer aos trabalhadores por esta parceria de quase um século, o Sindicato preparou uma programação cultural especial e também sorteará entre seus associados uma Adega Eletrolux

“Neste aniversário de 99 anos, agradeço e parabenizo cada bancário e bancária, financiário e financiária, que fazem o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasdo e Região uma entidade tão forte, verdadeiro farol para a luta dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Juntos, enfrentamos desafios imensos e conquistamos muito em quase um século de história. Neste um ano que falta para completarmos um século, possivelmente um dos anos mais importantes da nossa trajetória, estaremos unidos mais uma vez na defesa dos nossos direitos, na luta por novas conquistas, e por um Brasil mais justo e com oportunidades para todos. A luta da classe trabalhadora nunca foi fácil, sempre exigiu muita organização e disposição, mas juntos, como sempre, somos muito mais fortes”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato

Conquistas

Neste quase um século de história, os bancários tiveram conquistas marcantes como a jornada de seis horas semanais, auxílio-creche, vales refeição e alimentação, PLR, 13ª cesta-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade ampliada de 20 dias, igualdade de direitos para casais homoafetivos, instrumento de combate ao assédio moral, 21,94% de aumento real desde 2004, entre muitas outras.

Democracia

A entidade também se manteve atuante e relevante no cenário econômico, político e social do país, sempre na defesa da democracia e na luta por uma país mais justo e com oportunidades para todos. Ao longo da sua história, o Sindicato sofreu duas intervenções justamente por sua atuação, não só pelos direitos da categoria e dos trabalhadores, mas pela luta por democracia. 

Resistência

Nos últimos sete anos, com a ascensão de governos extremamente neoliberais e contrários aos direitos dos trabalhadores, o Sindicato esteve sempre na linha de frente da luta contra a precarização das relações de trabalho ainda em curso no país. Infelizmente, por conta da conjuntura política desfavorável aos trabalhadores, mesmo com muita luta, foram aprovadas a terceirização irrestrita e as reformas da Previdência e Trabalhista. Ainda assim, o Sindicato conseguiu atenuar os efeitos de pontos da Reforma Trabalhista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. 

Pandemia

Com a explosão da pandemia de Coronavírus, no início de 2020, a luta do Sindicato passa a ser também diretamente pela vida dos trabalhadores. Já em março de 2020, o Sindicato cobrou os bancos em relação à pandemia e, a partir disso, foi criado um Comitê de Crise bipartite. Com o avanço da pandemia, a luta sindical possibilitou que grande parte da categoria atuasse em teletrabalho ou regime de rodízio, e acordos de teletrabalho foram negociados. Além disso, a entidade também lutou pela suspensão das demissões e das metas. Com a chegada das vacinas, o Sindicato travou uma árdua batalha para que a categoria fosse vacinada o quanto antes contra a Covid-19. 

Reinvenção 

E, no meio da maior crise sanitária da história do país, com grande parte da categoria em home office, o movimento sindical bancário se reinventou por meio da tecnologia para conduzir a Campanha Nacional 2020. Mesmo com uma conjuntura política totalmente adversa aos trabalhadores, os bancários mantiveram todos os direitos clausulados na Convenção Coletiva de Trabalho e ainda conquistaram reajuste de 1,5% sobre salários mais abono de R$ 2 mil em 2020; e aumento real de 0,5% sobre salários e demais verbas para 2021, ano em que a maioria das categorias teve perda salarial e redução de direitos, o que resultou em um reajuste total de 10,97% (INPC mais 0,5% de aumento real) no ano passado. 

Cidadania e solidariedade

Nesta trajetória quase centenária, o Sindicato também se destacou por suas ações cidadãs e solidárias como, por exemplo, o projeto Basta! Não irão nos calar, que presta atendimento jurídico especializado e gratuito para vítimas de violência de gênero, racismo e homofobia; e a campanha Bancário Solidário, que somente no ano passado distribuiu mais de 32 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de itens de higiene pessoal, roupas e brinquedos. 

Rumo aos 100 anos

Após tantos desafios e conquistas, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região chega ao dia 16 de abril de 2022, quando celebra seus 99 anos, o primeiro dia dos 365 que faltam para se tornar uma entidade centenária. Por sua parceria sólida com a categoria e trajetória de luta, o Sindicato chega fortalecido para enfrentar os desafios deste próximo período, que são muitos e de extrema importância. Em 2022, a categoria bancária terá a missão de renovar sua Convenção Coletiva de Trabalho na Campanha Nacional dos Bancários 2022, e também mudar os rumos do país nas eleições, algo fundamental para todos os trabalhadores.

seja socio