Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha 2018

Campanha dos Bancários defenderá manutenção dos direitos

Linha fina
Conferência estadual aprova como prioridade a proteção da categoria contra desmonte trabalhista; Conferência Nacional acontece em junho e define pauta unificada a ser entregue para os bancos
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais/Fetec-CUT/SP

Os bancários do estado de São Paulo já definiram suas prioridades para a Campanha Nacional Unificada 2018. A conferência estadual, realizada no sábado 26, votou a pauta de reivindicações que será levada ao debate na Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 8, 9 e 10  de junho, em São Paulo, e que aprovará a pauta final de reivindicações, a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban). A data base da categoria é 1º de setembro.

> Dia D para os bancários. Nossos direitos estão em risco

Entre as prioridades apontadas pela categoria no estado estão a manutenção dos direitos adquiridos, defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para toda a categoria (independentemente do nível salarial), mesa única de negociação com os bancos (com bancos públicos e privados), defesa dos bancos públicos e fortalecimento da democracia.

> Defesa da CCT e eleições serão centrais na Campanha dos Bancários

“Nossa luta é em defesa da nossa CCT, com validade nacional, que completa 26 anos. Vamos nos mobilizar pela manutenção dos nossos direitos e reivindicar que os bancos interrompam o processo de demissões e fechamento de postos de trabalho”, disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

“Nossa prioridade este ano é a defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Na consulta realizada no estado de São Paulo, os bancários apontaram que a Reforma Trabalhista é péssima para o trabalhador e destaca a importância de se eleger políticos comprometidos com a pauta da classe trabalhadora”, disse Aline Molina, presidenta da Fetec (Federação dos Trabalhadores em empresas de Crédito).

Participaram 332 delegados eleitos em assembleias realizadas pelos sindicatos em todo o estado nas conferências regionais preparatórias. 

Consulta

Durante a 20ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo, a Fetec-CUT/SP apresentou uma análise prévia dos dados da consulta às bases dos sindicatos de bancários do estado. Um tema relevante para a categoria é a defesa contra o sucateamento e a privatização dos bancos públicos. Para 78% dos ouvidos o tema é muito importante e para 17% é importante.

> Prévia da Consulta: Bancários não votam em quem aprovou reforma trabalhista

Defesa dos empregos

Também é prioritário para os bancários de São Paulo a defesa dos empregos. De acordo com dados dos balanços das instituições financeiras, os cinco maiores bancos que atuam no país (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander) eliminaram 16,9 mil postos de trabalho somente em 2017.

Lucro dos bancos

O setor financeiros pode atender às reivindicações da categoria. O lucro líquido dos cinco maiores bancos atuantes no Brasil (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander), nos três primeiros meses do ano, atingiu a marca de R$ 20,3 bilhões, com crescimento de 18,7%.

Delegados para Conferência Nacional

Os 332 delegados presentes na 20ª Conferência Estadual também referendaram a delegação que representará a base da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) na 20ª Conferência Nacional. Serão 200 delegados e delegadas do estado de São Paulo.
 

seja socio