O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira 7, em audiência no Congresso, que o governo federal busca um acordo com os Correios para que pessoas sem ajuda para se cadastrarem pelo aplicativo do auxílio emergencial possam fazê-lo nas unidades da empresa estatal.
O anúncio veio após muita pressão do movimento sindical bancário, entidades representativas da Caixa e organizações da sociedade civil, que possuem como uma das suas principais reivindicações, para agilizar o atendimento nas agências do banco público e proteger bancários e clientes, a descentralização do serviço. O ministro anunciou também que a segunda parcela do auxílio será paga na próxima segunda 11.
> Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
> Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos
“Uma das nossas principais reivindicações é justamente a descentralização do auxílio emergencial que, por sucessivos erros do governo federal, está superlotando as agências da Caixa, colocando em risco bancários e população”, afirma a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. “A decisão de utilizar os Correios para auxiliar o cadastramento, que só ocorreu após muita pressão, é acertada. Os Correios tem uma grande capilaridade na sua rede de agências e atuam em localidades que não possuem agência bancária. Além de ter expertise nesse tipo de atendimento por conta do Banco Postal”, avalia a dirigente.
“Seguimos cobrando do governo e da direção da Caixa a realização de uma grande campanha de esclarecimento à população sobre os procedimentos corretos para solicitar e receber o auxílio emergencial. Existe um grande contigente de pessoas que vai até as agências da Caixa sem necessidade. Além disso, também reivindicamos que a Caixa adote um sistema de atendimento agendado, no qual antes de ir até a agência para o atendimento, com data e hora marcada, o usuário receba todas as orientações necessárias para agilizar o mesmo. Acreditamos que essas medidas reduziriam as filas e a exposição ao risco a que hoje estão submetidos os bancários da Caixa, que estão dando um verdadeiro exemplo de compromisso com a sociedade; e também a população, que tanto precisa desse auxílio neste momento difícil do país”, conclui Ivone.
> Coronavírus: direção da Caixa tenta esconder falhas do governo assediando empregados
> Caixa: descaso e incompetência do governo recaem em bancários
> Bancários cobram providências da Caixa contra caos das filas
> Sindicato repudia declarações do presidente da Caixa
> Caixa: sucateamento sucessivo de governos desaba sobre os bancários
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail