Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Irresponsabilidade social

Coronavírus: bancos não acatam feriados antecipados em SP

Linha fina
Fenaban apontou “riscos sistêmicos” na adesão aos feriados desta quarta e quinta. Para o Sindicato, trata-se de irresponsabilidade social, uma vez que a medida é fundamental para conter o avanço da pandemia; entidade cobra o pagamento de hora extra aos bancários
Imagem Destaque

Em reunião na tarde desta terça-feira 19, o Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrou da Fenaban (federação dos bancos) que as instituições financeiras acatassem os feriados antecipados sancionados pelo prefeito Bruno Covas, que serão nesta quarta 20 e quinta-feira 21. O Sindicato reforçou que as medidas são importantes para reforçar o isolamento social e deter a pandemia de coronavírus. Mesmo assim, a Fenaban argumentou que a adesão a feriados definidos subitamente acarretaria “riscos sistêmicos”, ocasionados por interrupção de pagamentos, de compensação de cheques e de outras transações bancárias; e informou que os bancos irão funcionar.

Caixa abre agências nos feriados antecipados

“Deixamos claro que a medida sancionada pelo prefeito é de fundamental importância diante da crise sanitária pela qual estamos passando. O Brasil já é o terceiro país em número de mortos e infectados e caminha para ser o epicentro da pandemia no mundo, e São Paulo é o epicentro da doença no país, com taxa de ocupação nas UTIs de 88% na grande São Paulo e de 71,4% no estado. Estamos perdendo vidas e nosso sistema de saúde está entrando em colapso. Não há risco maior agora do que este. Mesmo assim, os bancos insistem em abrir nos feriados, em mais um exemplo de falta de responsabilidade social. Deixamos claro que os bancários que trabalharem nos feriados deverão receber hora extra, como determina a lei”, destaca a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

Além da antecipação dos feriados municipais de Corpus Christi (11 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o prefeito determinou ponto facultativo na sexta-feira 22. E o governador João Doria também planeja antecipar o feriado estadual de 9 de julho para segunda-feira 25, mas para isso aguarda aprovação da Assembleia Legislativa do Estado, que deve deliberar sobre o tema nesta quinta-feira.

Mas a Fenaban também não deve acatar o feriado de segunda-feira 25, tendo em vista que já enviou ao governador pedido para que as instituições financeiras sejam excluídas também desse feriado, e usando o mesmo argumento que apresentou na mesa com os trabalhadores: alegou risco sistêmico com a interrupção de operações bancárias.

Sindicato cobra políticas mais efetivas dos governantes

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail. 

seja socio