Nesta quinta-feira 2, em duas agências vizinhas do Santander em Moema, zona sul de São Paulo, o Sindicato promoveu mais um protesto contra a fraude na contratação e na representação sindical cometida pelo Santander e contra a multicanalidade, processo que o banco vem implementando nas agências e que vem prejudicando os trabalhadores.
Os últimos bancários impactados pela fraude cometida de forma recorrente pelo Santander foram os trabalhadores da área de consignado, comunicados na última terça-feira, 30 de abril, que serão transferindo para a SX Tools, empresa do grupo espanhol. Permanecerão, contudo, lotados no mesmo local de trabalho, o Radar, desempenhando as mesmas funções, mas não mais pertencerão à categoria bancária.
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Com a mudança, não serão mais abrangidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) bancária, que contém uma série de direitos como PLR, VA e VR de mais de R$ 1.800 somados, auxilio-creche/babá de R$ 640 e dezenas de outros.
“O Santander reiteradamente comete esta fraude na contratação e representação sindical. Ao transferir trabalhadores para outras empresas do seu próprio grupo, com CNPJ e representação sindical diferente, o banco exclui essas pessoas da categoria bancária, cortando direitos e reduzindo a remuneração”, explica o dirigente do Sindicato e bancário do Santander Roberto Paulino.
A atividade realizada nesta quinta-feira 2, que vem sendo realizada em diversos locais de trabalho, contou mais uma vez com peça teatral, na qual as personagens denunciam, de forma irreverente, a fraude cometida pelo banco espanhol no Brasil (bancário genérico) e a multicanalidade (gerente crosfiteira e multigerente).
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“Nossos protestos estão sendo muito bem recebidos por clientes e população em geral. Além de interagir e se divertir com a apresentação teatral, as pessoas estão entendendo que a única preocupação do Santander é o lucro, e não um bom atendimento. Em média, o banco lucra em torno de R$ 10 bilhões ao ano. Nas últimas duas décadas, foram cerca de R$ 235 bilhões”, diz o dirigente do Sindicato.
Multicanalidade
Por meio do processo batizado pelo Santander de multicanalidade, o banco vem retirando os gerentes Van Gogh e gerentes de empresa das agências, fazendo com que estes trabalhadores trabalhem em ambiente externo, sem condições de trabalho adequadas e expostos à insegurança das ruas para conquistar novos clientes.
Além disso, os trabalhadores que ficam nas agências precisam atender a todos os segmentos, sobrecarregados e sem o entendimento necessários sobre as funções desempenhadas pelos gerentes transferidos.
“Continuaremos denunciando e protestando contra a fraude na contratação e representação sindical pelo Santander, e também os prejuízos e condições de trabalho inadequadas decorrentes da multicanalidade. O Santander tem a obrigação de respeitar os bancários brasileiros”, conclui Roberto Paulino.
O Sindicato está ao seu lado
A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato está à disposição dos trabalhadores das empresas terceirizadas do Santander para análise e encaminhamento de ação jurídica contra fraudes na contratação.
Entre em contato com o a secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato
Por meio do seu Canal de Denúncias, a entidade permanece à disposição para denúncias sobre as condições de trabalho, assédio e outras irregularidades em todas as empresas do grupo econômico do Santander.