Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Emprego

Em negociação, Sindicato cobra fim das demissões no CT

Linha fina
De uma vez só, Itaú mandou embora 25 bancários da diretoria de operações de TI (DOTI); ao invés de demitir, banco deveria realocar trabalhadores em áreas carentes de funcionários
Imagem Destaque
Foto: Adriana Cikopol / Freeimages

São Paulo – Em reunião com representantes do Itaú, na quinta-feira 29, o Sindicato cobrou do banco o fim das demissões no CT, concentração bancária localizada na capital paulista. Em apenas um dia foram dispensados 25 bancários da diretoria de operações de TI (Doti), o que motivou a realização de um protesto na terça-feira 20, com a paralisação das atividades do CT. Após o ato, o banco aceitou se reunir com a representação dos trabalhadores.

“O processo negocial ainda está em aberto. Na reunião, cobramos que o Itaú, ao invés de demitir, realoque os trabalhadores em áreas carentes de funcionários. O Centro de Realocação Profissional é uma conquista da Campanha Nacional 2016, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho, e o banco deve dar efetividade a essa ferramenta”, relata o dirigente sindical e bancário do Itaú, Maikon Azzi.

“Por sua vez, o banco ficou de avaliar formas para que as realocações se transformem de fato em uma alternativa aos cortes. De acordo com os representantes do banco, até que o Itaú nos dê esse retorno, novas demissões na Doti estão suspensas. Caso o Itaú não honre esse compromisso e promova cortes na área, os bancários devem denunciar ao Sindicato por intermédio dos dirigentes, pela Central de Atendimento [3188-5200] ou via WhatsApp da entidade [11 97593-7749]”, acrescenta.

Maikon lembra ainda que diante dos resultados do Itaú – que teve lucro líquido recorrente de R$ 6,176 bilhões no primeiro trimestre, um crescimento de 19,6% em relação ao mesmo período de 2016 – é injustificável o elevado número de cortes na instituição.

“Mesmo com o lucro nas alturas, o Itaú demite cada vez mais. Isso é inadmissível. O banco, como concessão pública, não pode entender a responsabilidade social como um conceito abstrato, algo a ser mostrado apenas nas suas peças publicitárias”, conclui. 

seja socio