Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Mais empregados

Contratação para a Caixa é obrigação – e necessidade

Linha fina
Pedro anunciou a convocação de mil aprovados no concurso de 2014; número é inferior à possibilidade de adesão no PDV e não supre a demanda de PCDs
Imagem Destaque
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Gruimarães, anunciou a contratação de mil aprovados no concurso de 2014 para trabalharem em agências. Segundo informações do Estadão Conteúdo publicadas em diversos veículos, entre 50% e 75% dos convocados serão pessoas com deficiência (PCD). Entretanto, o número de contratados ainda fica aquém das necessidades do banco.

A Caixa Econômica Federal tinha 85 mil funcionários no final de 2018. Segundo dados da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), no ano passado houve uma redução de 2.728 funcionários no quadro de pessoal do banco. Para piorar a situação, em maio deste ano, Pedro Guimarães anunciou novo programa de demissão voluntária (PDV), com estimativa de reduzir até 3,5 mil postos de trabalho.

> Anúncio de reestruturação causa medo e insegurança em empregados
> Sindicato e Contraf-CUT cobram suspensão de reestruturação anunciada pela Caixa

Paralelamente, a Caixa ainda precisa contratar mais 3,5 mil PCDs para cumprir a cota legal que prevê que empresas com mais de mil trabalhadores tenham 5% dos cargos ocupados por pessoas com deficiência ou reabilitados. Dados da própria Caixa mostram que o índice de trabalhadores com deficiência em atuação é de apenas 1,42%, menos de 1/3 do exigido pela legislação. Tais números levaram o banco público a sofrer condenação no TRT em ação para cobrar a contratação de PCDs, de modo a cumprir o artigo 93 da lei 8.213/91.

“Pedro veio para aprofundar o desmonte da Caixa, de olho na privatização. Com todos estes enxugamentos, os empregados estão ficando cada dia mais sobrecarregados, o que acarreta adoecimento e os deixa sem condições de atender adequadamente a população. O Sindicato vai continuar cobrando mais contratações e manter forte a luta em defesa do banco público, que é fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionisio Reis.

seja socio