Pular para o conteúdo principal

28 de junho: celebre a diversidade e exija o fim da discriminação contra os LGBTQIA+

Imagem Destaque
Imagem de mão dadas e um coração

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é celebrado mundialmente o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

A data marca um episódio ocorrido em 1969, em Nova York, quando frequentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma série de batidas policiais violentas, realizadas com frequência no local e sempre motivadas pela intolerância. O levante contra a perseguição policial às pessoas LGBTIQIA+ durou mais de duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da primeira Parada LGBTQIA+ dos Estados Unidos, realizada em 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio.

> MB discute sobre discriminação e caminhos para a luta pelo fim da violência e da discriminação contra pessoas LGBTQIA+

“O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é um momento de afirmar o orgulho que temos da nossa luta histórica para podermos ser quem nós somos, sem medo ou constrangimento, e também para celebrar todos que vieram antes de nós nessa luta, muitos dando a sua própria vida pela causa. É um dia também para celebrarmos o amor, a diversidade e exigir o fim da violência e da discriminação contra os LGBTQIA+”

Anderson Pirota, coordenador do coletivo LGBTQIA+ do Sindicato

O Sindicato, enquanto entidade cidadã, tem na diversidade e na igualdade de oportunidades dois dos seus principais pilares de atuação. Desde 2009, três anos antes do STF dar parecer favorável a união estável entre casais homoafetivos, a categoria bancária já contava com uma cláusula na sua Convenção Coletiva de Trabalho que garante direitos iguais para o parceiro homoafetivo. Também é garantido, tanto no Sindicato como nos bancos, o uso do nome social por bancários e bancárias transexuais.

> CLIQUE AQUI e baixe a versão digital da Cartilha da Diversidade 

“Também estamos em permanente luta para que a comunidade LGBTQIA+ tenha mais visibilidade e oportunidades nos bancos, uma vez que, principalmente no caso das pessoas trans, ainda estamos majoritariamente em posições fora da frente de atendimento e longe de cargos de chefia. Acreditamos que dar maior visibilidade para as pessoas LGBTQIA+ nos bancos é um importante passo para uma necessária transformação da sociedade como um todo”, enfatiza Pirota.

Basta! Não irão nos calar

Como mais uma de suas ações que buscam apoiar a diversidade e combater a intolerância, o Sindicato lança hoje mais um módulo do projeto Basta! Não irão nos calar, que já presta atendimento jurídico especializado e gratuito para vítimas de violência de gênero e racismo, agora voltado para o atendimento jurídico de pessoas LGBTQIA+.

> Basta! Não irão nos calar: Sindicato passará a oferecer atendimento jurídico para pessoas LGBTQIA+

“A cada uma hora, uma pessoa LGBTQIA+ é agredida no Brasil. Muitas não fazem sequer a denúncia, não procuram o sistema de saúde e, quando procuram, não identificam seu orientação sexual ou identidade de gênero por medo, o que faz aumentar a subnotificação. Além disso, o Brasil ainda é o país no qual mais transexuais são assassinados no mundo. É desumano e vergonhoso para o país carregar estas tristes marcas. Infelizmente, na campanha eleitoral para presidente, em 2018, assistimos as falas mais estapafúrdias do candidato Bolsonaro, hoje presidente da república, destilando todo seu ódio e reforçando o preconceito contra a população LGBT. De lá pra cá, nada mudou, não há sequer, por parte do poder executivo federal, uma política afirmativa de proteção à população LGBT", critica o coordenador do coletivo LGBTQIA+ do Sindicato.

"Neste sentido, diante da omissão do governo federal em relação à proteção da comunidade LGBTQIA+ e da postura discriminatória do presidente Jair Bolsonaro, o acolhimento do Sindicato às pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência ou que tem seus direitos desrespeitados, com atendimento jurídico especializado e gratuito, é uma ação importantíssima na luta contra a violência homofóbica e a discriminação”, acrescenta o secretário de Relações Sociais e Sindicais do Sindicato, Dionísio Reis.

Os atendimentos são realizados através de agendamento por meio da Central de Atendimento do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região - no telefone 11 3188-5200 ou via Whatsapp 11 97325-7975.

Stonewall: Onde o Orgulho Começou

Um dos filmes que narra a revolta de Stonewall é o longa-metragem Stonewall: Onde o Orgulho Começou, lançado em 2015. Dirigido por Roland Emmerich, o filme conta com Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp e Jonathan Rhys Meyers no elenco.

> CLIQUE AQUI e veja outras sugestões de filmes, livros e outros conteúdos na nossa série de matéria Ferramentas da Divesidade

Confira abaixo o trailler de Stonewall: Onde o Orgulho Começou:

seja socio