
O Sindicato reuniu-se novamente com a Crefisa na última sexta-feira 13, na sede da entidade. Desde outubro do ano passado, o Sindicato vem realizando reuniões com a empresa para discutir condições de trabalho, jornada e, principalmente, a preservação dos empregos.
Na reunião do dia 13, os representantes da Crefisa informaram que houve cinco novas contratações e que ainda há mais vagas em aberto para a Mesa de Crédito. Além de um plano de carreira, em que analistas podem ter oportunidades em outras vagas na empresa.
“Essa notícia é importante, pois há uma grande preocupação por parte dos analistas da Mesa de Crédito com as sucessivas demissões, sobretudo dos funcionários mais antigos, mesmo os com ótimo desempenho, e que vinham acontecendo em 2024 e até maio deste ano. Então é relevante que em junho tenham ocorrido contratações. O que também é fundamental para ajudar na diminuição da fila de análise das propostas e para diminuir a sobrecarga de trabalho. Agora vamos acompanhar essa evolução e esperamos ter boas notícias”, diz o dirigente Marcelo Gonçalves.
Segundo Marcelo, é grande a expectativa dos trabalhadores de que a nova gestão da Mesa de Crédito, sua nova gerente e seus novos coordenadores tenham sucesso.
Cursos de prevenção contra o assédio
Os representantes da Crefisa também informaram que há investimentos e a realização de treinamentos, além de uma parceria construtiva entre as áreas de RH e Jurídico com gestores da mesa de crédito, para ações preventivas e cursos de gestão e "linguagem não violenta", cursos de feedback entre gestor e funcionários, e cursos voltados para a prevenção do assédio moral e sexual.
Questões para a próxima reunião
Para a próxima reunião, o Sindicato solicitou aos representantes da Crefisa questões específicas sobre a nova forma de gestão, com a implantação do TMA (tempo médio de atendimento) que não pode, de maneira alguma, impactar em todas as ações e esforços na prevenção do assédio moral, fundamental para o sucesso da nova gestão.
Ficou para o próximo encontro, o fornecimento de informações pela Crefisa sobre se há alguma limitação ou controle para uso do banheiro, controle para ida ao médico ou exigência de atestado médico. Vale lembrar que a jornada de trabalho dos analistas é de 6 horas, embora haja uma enorme quantidade de horas extras na Mesa, todos os dias.
E ainda se há alguma previsão de pausa descanso ou para ginástica laboral, pois os analistas digitam durante toda a jornada e também nas horas extras, de segunda a sábado.
O Sindicato também pediu informações se ainda permanece a política do analista só poder ir embora e encerrar o seu expediente/jornada com autorização verbal do analista sênior, que passa pelos corredores autorizando os funcionários a irem embora.
Estes e outros pontos relacionados a condições de trabalho, jornada, gestão livre do assédio moral e, principalmente, preservação dos empregos serão retomados na próxima reunião, em data a ser definida e divulgada.
“A próxima reunião será fundamental. Sabemos que, sobretudo os funcionários mais jovens, querem qualidade de vida, com equilíbrio entre o trabalho e a jornada. E que os funcionários mais antigos querem viver num ambiente sem a instabilidade e a ameaça de demissão. Todos querem e precisam trabalhar. Essa é a nossa esperança e luta. Buscar um equilíbrio entre a jornada de trabalho e a hora extra. Através do diálogo sincero e um verdadeiro compromisso da Crefisa com o 'fair play'. O que aconteceu até maio é passado e não pode mais se repetir. A torcida de todos é por uma nova gestão com novos paradigmas na Mesa de Crédito, sem ameaças ou punições. Que no lugar do conflito e da meta abusiva, prevaleça a competência, a gestão humanizada, o profissionalismo e o respeito. Por um ambiente saudável e livre de assédios”, finaliza o dirigente.
