Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é Feito de Pessoas

Valeska Pincovai: 'eu gosto do que faço e me sinto bem quando consigo ajudar um trabalhador'

Imagem Destaque
Valeska Pincovai loira, sorridente usando camiseta preta

“Quando eu vim para o Sindicato, eu vim para ajudar as pessoas e eu me sinto bem fazendo isso. Não é tudo que a gente consegue e sempre falo isso para o bancário, com um trabalhador que estou atendendo ou uma pessoa nova que está chegando, mas tentamos ao máximo ajudá-lo quando precisa”. 

Segundo Valeska Pincovai essa é a sua missão de vida ao decidir abrir mão de uma carreira para fazer a luta coletiva no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Ela é a personalidade de hoje da série O Sindicato é Feito de Pessoas.

Valeska Pincovai lembra que decidiu buscar vaga no banco por conta da carga horária, já que queria seguir com seus estudos. Iniciou sua carreira na agência do Itaú, depois foi trabalhar no Banco Bamerindus e, logo depois, foi para o Unibanco, onde começou a militar como dirigente sindical na Fetec-CUT/SP.

Valeska ainda relembra que antes de assumir a Secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, ela desempenhou atividades junto a base enquanto esteve a frente do coletivo do Itaú, e destaca que essa experiência a permitiu acompanhar de perto os problemas de saúde que estão presentes no dia a dia do trabalhador. 

Não só problemas estiveram presentes no cotidiano de Valeska. Ela relembra de um momento marcante de uma greve quando o gestor do banco abriu o portão, alegando que o Sindicato impedia a passagem dos trabalhadores. Ela fala que os bancários deram um passo para traz , não entraram, e decidiram ficar do lado do Sindicato e de braços cruzados.

Ela ainda ressalta a diferença da rotina de trabalho do banco com a rotina no Sindicato, da liberdade para fazer o trabalho e até da possibilidade de estender o contato com os bancários nos finais de semana.

Além do orgulho de fazer parte da história do Sindicato, Valeska destaca que a militância chegou a sua família e que hoje serve de inspiração para os filhos.

Quer conhecer na íntegra a história de Valeska Pincovai? 

Assista a entrevista completa no canal do Sindicato no YouTube.

seja socio