Pular para o conteúdo principal
Chapéu
7 de Setembro

O que é o Grito dos Excluídos, manifestação que ocorre no dia 7 de setembro desde 1995

Imagem Destaque
Fotografia do Grito dos Excluídos

Neste ano, o Grito dos Excluídos chega a sua 27ª edição no próximo dia 7 de setembro, data em que ocorrerão diversos atos em todo o Brasil. 

Em São Paulo, o Grito dos Excluídos soma-se ao movimento sindical e outras forças democráticas e populares, articuladas no movimento Fora Bolsonaro, ocupando o Vale do Anhangabaú, na região central, a partir das 14h, com o lema Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já! 

Tradicionalmente, o Grito dos Excluídos em São Paulo é realizado na Avenida Paulista, porém este ano o governador João Dória determinou arbitrariamente a mudança para o Anhangabaú por conta da manifestação de apoiadores do governo Bolsonaro. 

“O grito é sempre atual no sentido de questionar todas as mazelas que estão aí na sociedade. Assim, dizemos que precisamos lutar pela vida e pela vida com dignidade”, afirmou, em coletiva de imprensa de apresentação do 27º Grito dos Excluídos, Dom José Valdeci Santos Mende, bispo da diocese de Brejo, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio Transformadora da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 

“Por tudo que é negado, o direito à vida, essa derrubada dos direitos conquistados, a maneira como se encara a vacina – que na verdade deve ser para todos –, a negação da ciência (…), isso não é um governo que nos representa. Precisamos dizer ‘Fora Bolsonaro!’. Assumimos isso como um compromisso para uma sociedade mais justa e mais fraterna”, completou Dom José. 

Devido à pandemia, todos os atos do Grito dos Excluídos seguirão os protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscaras, de preferência PFF2, e álcool em gel.

O Grito dos Excluídos e Excluídas 

A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas enquanto manifestação nacional surgiu em 1994, a partir da 2ª Semana Social Brasileira da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que teve como tema Brasil, alternativas e protagonistas. 

Desde então, a manifestação ocorre nacionalmente há 27 anos - envolvendo movimentos sociais, sindical, igrejas, pastorais, entre outras organizações comprometidas com as causas das populações mais vulneráveis, reivindicando direitos aos mais pobres. 

A principal razão para a escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas é fazer um contraponto ao Grito da Independência. Além de questionar os padrões de independência do povo brasileiro, a manifestação busca uma reflexão sobre um Brasil que deve ser mais justo e com oportunidades para todos os cidadãos.

seja socio