Os bancários do Banco Luso Brasileiro, alocados na base de atuação do Sindicato, aprovaram em assembleia, encerrada às 17h desta terça 17, Acordo Coletivo de Trabalho relacionado ao Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho (Sistema de Ponto Eletrônico).
Entre outros pontos, o acordo estabelece que o Sistema de Ponto Eletrônico não terá como objetivo o reconhecimento ou negociação de banco de horas, compensação de jornada e anotação de jornada por exceção.
Determina também que o banco reconhece os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o teletrabalho, de forma que somente com a adesão ao modelo de trabalho híbrido o registro eletrônico de jornada poderá ser feito fora da sede do empregador; que os registros devem ficar disponíveis ao empregado, no Portal Corporativo, pelo prazo mínimo de 5 anos; e que o Sindicato tenha acesso ao sistema sempre que exista dúvida ou denúncia de que o mesmo esteja em desacordo com a legislação ou com o acordo; entre outros pontos.
“O Sindicato acompanhará de perto o acordo. Em caso de qualquer descumprimento, o empregado deve acionar a entidade através do Canal de Denúncias. O sigilo é garantido”, enfatiza a diretora do Sindicato, Ana Marta Lima.
“O acordo também possui cláusula que garante o acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho. Com isso, o Sindicato visitará o banco com ainda mais frequência. Qualquer problema ou dúvida, o trabalhador também pode procurar diretamente um dirigente sindical”, acrescenta.
Além do Canal de Denúncias, que foi aperfeiçoado recentemente, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato por telefone (3188-5200), chat, e-mail e WhatsApp.