O Sindicato dos Bancários de São Paulo realizará, na quarta-feira 23, mutirão nos locais de trabalho para incentivar os bancários a responderem o questionário do Censo da Diversidade. A data é uma orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para todos os sindicatos do país.
A Contraf-CUT orienta que todos os dirigentes levem computadores e celulares, para facilitar o preenchimento do Censo pelos trabalhadores.
O questionário do 3º Censo da Diversidade está disponível no site da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e visa traçar o perfil da categoria bancária por gênero, orientação sexual, raça e PCDs (pessoas com deficiência), com objetivo de embasar políticas de inclusão e de promoção da igualdade de oportunidades no setor bancário.
Para que o Censo seja um perfil fiel da categoria, é importante que todos respondam ao questionário, que está disponível no site da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
> Clique aqui para responder o questionário do 3º Censo da Diversidade e colabore para a construção de um setor mais justo, diverso e igualitário para todos.
Agentes da Diversidade
A secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, lembra que esta terceira versão do Censo da Diversidade vem com uma novidade: a campanha para que bancárias e bancários se tornem agentes da diversidade. “Agentes da diversidade são cidadãos que contribuem para a cultura da não-violência, para uma sociedade que se paute pelo respeito ao outro, pelo combate a discriminações e preconceitos. E para isso, basta que esteja aberto a reflexões, que promova debates sobre o tema nos locais de trabalho ou em outros meios sociais que frequente, que questione posturas desrespeitosas, violentas e preconceituosas”, explica.
A dirigente destaca que o Sindicato já vem percorrendo agências e departamentos bancários promovendo a campanha para agentes da diversidade. “Estamos visitando os locais de trabalho e fazendo reuniões com os funcionários. Preparamos uma cartilha da diversidade (CLIQUE AQUI E VEJA A VERSÃO WEB) e estamos distribuindo entre os bancários, para orientá-los na atuação como agentes. Caso o bancário ou bancária não tenha recebeu sua cartilha, deve entrar em contato com o Sindicato pelo número... ou procure seu representante. Não fique de fora dessa campanha e seja um agente da diversidade!”, convida Neiva.
Além da cartilha, que está sendo distribuida nos locais de trabalho, o Sindicato vem disponibilizado no site as ferramentas da diversidade, com glossário sobre termos importantes para o tema, reportagens e indicações de filmes. Veja links abaixo e confira.
> Glossário tim tim por tim tim da diversidade
> Filmes para pensar a diversidade: machismo
> Filmes para pensar a diversidade: racismo
> Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero
> Filmes para pensar a diversidade: Pessoas com Deficiência
Série Diversidade é 10!
> Pedreiro aprende ballet para ajudar filhas autistas
> Coletivo Violeta abre as portas para seu novo espaço
> Técnico do Bahia faz discurso histórico sobre racismo e quebra a internet
> Evangélicos ajudam a reconstruir terreiro
Anexo | Size |
---|---|
Cartilha da Diversidade (2.94 MB) | 2.94 MB |