Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Diversidade é 10!

Pedreiro aprende ballet para ajudar filhas autistas

Linha fina
Sindicato irá publicar histórias de boas práticas de respeito e valorização da diversidade; Leia, envie sua história, inspire-se, responda ao Censo e torne-se você também um Agente da Diversidade
Imagem Destaque

O Sindicato irá publicar uma série de matérias com histórias inspiradoras sobre respeito e valorização da diversidade. Leia, inspire-se, responda ao Censo e torne-se você também um Agente da Diversidade. Caso conheça alguma história inspiradora sobre o tema, você pode enviar para [email protected] ou por meio do WhatsApp (11 97593-7749). Ela pode virar uma matéria aqui do site do Sindicato.

Clique aqui para responder o questionário do III Censo da Diversidade e colabore para a construção de um setor mais justo, diverso e igualitário para todos.

Para inaugurar a série Diversidade é 10, conheça a história do pedreiro Joilson, que aprendeu a dançar ballet para ajudar suas duas filhas autistas. As informações são da jornalista Fernanda Santana, do Jornal Correio

O pedreiro Joilson Santos, 54 anos, aprendeu a dançar ballet para ajudar suas filhas, de 8 e 10 anos, diagnosticadas com autismo há quatro anos. As meninas frequentam o projeto Ballet Azul, no Centro Cultural Maestro Miro, em Feira de Santana (BA), que ensina ballet para crianças autistas.

Nas aulas, Joilson se destaca por ser o único homem a acompanhar as aulas. Como cada criança necessita de um tutor, tanto Joilson como a mãe das meninas, Jaqueline Amorim, frequentam o projeto.

No primeiro dia de aula, a ideia de Joilson não era participar, uma vez que o horário do trabalho era próximo ao do ballet. Na portaria do centro cultural, entretanto, o pedreiro olhou para a esposa e as duas filhas, já arrumadas como bailarinas. “Não posso deixar Isabele sozinha”, pensou. Desde então, quartas e sextas são dias de ballet para as meninas, Joilson e sua esposa.

Além de acompanhar as filhas e dançar durante as aulas, Joilson também se dedica ao treino de ballet em casa. Todos os sábados, o pedreiro bailarino prega uma fita adesiva preta de uma ponta a outra no chão de casa para ensinar as filhas a andar em ilha reta, enquanto treinam passos de balé.

Joilson, por amor às filhas, aprendeu a dançar ballet aos 54 anos.

Diversidade é 10!

Glossário tim tim por tim tim da diversidade
Filmes para pensar a diversidade: machismo
Filmes para pensar a diversidade: racismo
Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero
Filmes para pensar a diversidade: Pessoas com Deficiência

seja socio