Pular para o conteúdo principal

Sindicato volta a denunciar demissões no Bradesco

Linha fina
Manifestação foi realizada em frente à agência da Avenida Faria Lima, onde clientes relataram piora no atendimento e se mostraram indignados com as demissões feitas por um banco que cobra juros e tarifas tão altas
Imagem Destaque
Foto: Seeb-sp

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região voltou a protestar contra as demissões feitas pelo Bradesco no meio da crise econômica causada pelo novo coronavírus. É o quinto dia de protestos nas ruas desde que o banco rompeu compromisso próprio e passou a mandar embora trabalhadores durante a pandemia

Sindicato retoma homologações presenciais do Bradesco

O ato desta quinta-feira 8 foi deflagrado na agência em frente ao Shopping Iguatemi, na Avenida Faria Lima, um dos principais centros financeiros da capital paulista. 

> Bancários protestam contra demissões na zona sul de São Paulo
Bancários iniciam protestos contra demissões no Bradesco
Contra as demissões, bancários protestam na zona norte de São Paulo
Contra demissão, bancários reagem na região Paulista

“Como nos outros locais onde realizamos protestos, lá também a população se mostrou interessada no tema e indignada com as demissões feitas por um banco tão lucrativo no meio da crise causada pela pandemia”, diz o dirigente sindical e bancário do Bradesco Paulo Sobrinho.

Dirigentes do Sindicato em frente à agência do Bradesco palco de protesto contra as demissões promovidas pelo banco

Mesmo em meio à crise econômica, o Bradesco segue lucrando alto. No primeiro semestre de 2020, faturou R$ 7,626 bilhões, crescimento de 3,2% na comparação com o trimestre anterior. Em 12 meses, foi registrada redução de 40% no lucro, mas isso devido ao reforço da chamada Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), que é a despesa feita pelos bancos para cobrir possíveis calotes, que cresceu R$ 3,8 bilhões. 

De acordo com reportagem da Agência Estado, no primeiro semestre de 2020 o Bradesco foi a empresa de capital aberto com o maior lucro em toda a América Latina.

“Os clientes deixaram claro que consideram um absurdo demitir, não só porque o banco segue lucrando, mas porque pagam altas tarifas e juros extorsivos, e estão sentindo a piora no atendimento, em particular naquela agência”, relata Paulo Sobrinho.    

“Já passou da hora do Bradesco voltar atrás com essas demissões, haja vista a promessa feita pelo banco de que não demitiria durante a pandemia e diante do resultado do banco que segue positivo. Os bancários demitidos nos relatam que já estão enfrentando carestia por causa das dificuldades econômicas. É inaceitável um banco tão lucrativo e que ganha tanto da sociedade demitir trabalhadores em um momento tão delicado como este. Vamos continuar denunciando para os clientes e a população esta atitude insensível do Bradesco até que o banco interrompa essas demissões”, afirma o dirigente. 

seja socio