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Sindicato cobra e Daycoval informa providências quanto a assédio e outros problemas

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Fachada da sede do banco Daycoval, na Avenida Paulista

Em reunião na sexta-feira 6, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região cobrou informações do Daycoval sobre como estavam os procedimentos adotados pelo banco para enfrentar alguns problemas apontados pela entidade: os casos frequentes de assédio moral e sexual; a sobrecarga em várias áreas; a questão do sobreaviso dos trabalhadores da área de Tecnologia; e o andamento das providências sobre o plano de saúde.

Assédios moral e sexual

Sobre as várias denúncias de assédio moral praticado por gestores, os representantes do Daycoval informaram que o banco contratou duas empresas independentes para dar encaminhamento a alguns casos.  Também disseram que foi feito um ciclo de treinamento, entre os dias 4 e 21 de setembro, sobre assédio moral e sexual, do qual participaram mais de 250 gestores. Informaram ainda que firmaram um compromisso com toda diretoria de não permitir tal ambiente, nem ser conivente com casos de assédio.

Sobrecarga

O Sindicato também questionou o que o banco estava fazendo para evitar as frequentes horas extras e a sobrecarga em determinados departamentos, outro problema denunciado à entidade pelos trabalhadores. Segundo o Daycoval, esse tema foi pauta de conversa com todos os diretores e eles assumiram o compromisso de acompanhar e fazer os devidos ajustes, se necessário. Em paralelo, o RH vai continuar repassando as informações para os diretores atuarem.

Sobreaviso na TI

Quanto à questão do sobreaviso da área de Tecnologia, o banco informou que já foram iniciadas algumas ações. Houve a mudança de horário de um empregado e, além disso, vão aproveitar e desenvolver a equipe de SOC para dar o primeiro atendimento ao longo das 24 horas de atendimento. Vão ainda selecionar e contratar três novos empregados para cobertura de horários críticos. Todas essas providências estão em andamento, e o banco informou que irão ampliando o escopo na medida em que a capacitação aconteça.

Plano de Saúde

O Sindicato também cobrou respostas sobre o plano de saúde, que sofreu reajuste com a introdução da coparticipação. A entidade havia solicitado a inclusão da opção enfermaria e que o banco fizesse uma consulta aos empregados com as novas opções de valores.

O Daycoval informou que já foi feito o pedido de criação de um produto de enfermaria ao Bradesco Seguros (operadora do plano), e que estão monitorando a solicitação diariamente, pois sabem da urgência do tema. Mas que a operadora ainda não deu um prazo para retorno.

O banco informou ainda que quando receberem esses novos modelos de plano, farão a consulta ao quadro funcional, como solicitada pelo Sindicato. Enquanto isso, o banco afirmou que irá assumir os custos da coparticipação de setembro a dezembro, quando for aplicável.

“Vamos continuar acompanhando todos esses temas que são de interesse dos trabalhadores do Daycoval. Continuaremos insistindo no diálogo e na mesa de negociação com o banco para avaliar os procedimentos tomados. É importante destacar que só estamos negociando soluções para esses assuntos, que afligem diretamente os empregados, porque os trabalhadores vieram até o Sindicato para denunciar. Portanto, é fundamental que os bancários e bancárias continuem nos procurando sempre que tiverem algum problema.”

Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato

Fale com o Sindicato

Os trabalhadores podem entrar em contato com o Sindicato por telefone (3188-5200), whatsapp, chat ou e-mail.

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