Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Consciência Negra

Live do Sindicato abordará racismo estrutural

Linha fina
Debate contará com a participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato; Fábio Pereira, coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato; e Rosana da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP
Imagem Destaque
Montagem: Fabiana Tamashiro

O combate ao racismo estrutural e à violência policial contra negros e a luta das entidades pela denúncia e pelo combate a esta prática serão temas do debate promovido pelo Sindicato de São Paulo, Osasco e Região para marcar o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro.

A live será na quarta 18, às 19h, com participação de Ivone Silva, presidenta do Sindicato; Fábio Pereira, coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato; e Rosana da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP; pelo canal do Sindicato no YouTube e com transmissão simultânea no Facebook.

Você já pode usar nossas redes sociais com a hashtag #VidasNegrasImportam e enviar sua pergunta, comentário ou relatar algum caso de seu conhecimento e que merece ser destaque durante a live. Participe!

17° Marcha da Consciência Negra

Neste ano, a 17ª Marcha da Consciência Negra homenageará Dandara e Zumbi dos Palmares e terá como tema "Vidas negras importam! Salvar vidas e garantir direitos! Fora, Bolsonaro, Dória e Covas". A concentração será no dia 20, às 16h, no Vão do MASP (ao lado da estação Trianon-Masp do metrô).

Mais informações sobre a manifestação neste link!

Violência contra negros

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, os casos de injúria racial, que é quando ofendem alguém por meio da “utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência", aumentaram 23% em 2019, em comparação com 2018.

Já os casos de racismo, caracterizado pela “ofensa de uma coletividade indeterminada de indivíduos, sendo entendido como discriminação contra a integralidade da população de uma raça, nacionalidade ou religião”, há ainda menos registros disponibilizados, com 9 dos 27 estados da federação não divulgando dados para qualquer dos anos.

Casos chocantes

Neste mês da Consciência Negra, o Sindicato produzirá vários videos mostrando episódios de racismo estrutural que chocaram a opinião pública de janeiro até outubro de 2020 e que não podem ficar esquecidos. Não são casos isolados. São frutos de uma sociedade racista que não superou seu passado escravagista, não incluiu a população negra, que continua sofrendo todo tipo de discriminação social, econômica e simbólica.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região faz parte do movimento que luta pela mudança, por uma sociedade sem discriminação e racismo! Faça você também parte disso!

Assista a websérie:

>  Relembre os casos de racismo e violência contra negros
Chega de racismo: relembre os casos ocorridos em 2020

 

seja socio