No Banco Daycoval - que nos últimos tempos está no foco de sucessivas denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho – o trabalhador que utiliza os meios próprios do banco para fazer denúncias pode ser identificado, exposto e até mesmo demitido.
Na última semana, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região teve conhecimento de um caso de um bancário que foi demitido após denunciar o assédio moral cometido por seu superior a um colega de trabalho. Foram recebidas na entidade várias denúncias sobre essa demissão totalmente injusta.
Entretanto, poucos dias após o desligamento, o banco se deu conta do abuso cometido e cancelou a dispensa, convocando o bancário de volta ao trabalho.
A expectativa é de que o trabalhador não sofra qualquer represália ou isolamento, e que possa continuar a desenvolver as suas atividades normalmente. Não se sabe ainda se o banco tomará alguma providência em relação ao assediador. O Sindicato vai acompanhar a situação.
“É um absurdo este tipo de conduta por parte do Daycoval. Mesmo o banco afirmando ao Sindicato que está intensificando os treinamentos e aperfeiçoando os canais de denúncias, visando combater o assédio moral, o que se sabe é que o empregado que ousa não se calar diante do assédio e procura os meios do banco para denunciar pode ser identificado, exposto e demitido”, enfatiza o dirigente do Sindicato Marcelo Gonçalves.
“Este caso reforça a importância de os trabalhadores utilizarem o Canal de Denúncias do Sindicato. Ao contrário dos meios de denúncias internos dos bancos, o canal do Sindicato é previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e assegura ao trabalhador sigilo absoluto da sua identidade, além de retorno efetivo do caso. Não se arrisque. Na hora de denunciar assédio moral, ou qualquer outro problema nas relações de trabalho, recorra ao Sindicato”, orienta o diretor da entidade Marcelo Gonçalves.
Os bancários que desconfiarem que foram demitidos depois de denunciarem episódios de assédio moral ao Daycoval devem procurar imediatamente o Sindicato, de forma que a entidade possa atuar junto ao banco.
Além do Canal de Denúncias, que recentemente foi aperfeiçoado, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (11 3188-5200), chat, e-mail e WhatsApp.