Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Atenção

EasyCred usa bancos para tomar empréstimos de aposentados

Imagem Destaque
Imagem mostra um idoso sentado, com uma mão na testa, em sinal de preocupação, e a outra segurando um tablet

A EasyCred, empresa que presta serviços a diversas instituições financeiras para oferta de crédito, está contatando aposentados e pensionistas para supostamente oferecer cartão de descontos liberados pelo Governo Federal. A pessoa que aceita o suposto benefício acaba, no entanto, fazendo um empréstimo consignado sem saber.

Denúncias de funcionários da EasyCred feitas ao Canal de Denúncias do Sindicato apontam que o cartão é oferecido com facilidades como 40% de descontos em lojas, farmácias, supermercados e exames. Quem aceita o suposto cartão recebe, via WhatsApp, um link para envio do mesmo. O link direciona para uma página com o logo de um determinado banco.

“A gente liga para a pessoa e diz que ela tem direito a um cartão gratuito de descontos em lojas credenciadas. O cliente é induzido a responder com um oi, ou um ok, no número de WhatsApp que a gente encaminha. Ele respondendo, a gente é obrigado a passar a ligação para a supervisora, que gera um link do Banco”, relata um trabalhador da EasyCred.

Ele conta ainda que o aposentando ou pensionista que recebe a ligação é pressionado a clicar no link, mesmo se não quiser. “A supervisora fala que ele obrigado a entrar no link, porque senão o benefício do INSS será bloqueado, e esse cartão é obrigatório”, acrescenta.

Após clicar no link, o dinheiro do empréstimo consignado é creditado no cartão.

Ainda de acordo com a denúncia, os funcionários da EasyCred são orientados a bloquear e a não atender os telefonemas, caso os clientes queiram entrar em contato para tirar dúvidas.

“Não acho justo fazer isso com os idosos que recebem pouco. E, quando isso acontece, é descontado até da aposentadoria”, observa o trabalhador, acrescentando que ele e seus colegas ainda têm de lidar com assédio moral para o cumprimento de metas.

“Os funcionários também sofrem. A supervisora fica ameaçando a gente de demissão, se não bater a meta.”

O Sindicato entrou em contato com o Daycoval, um dos bancos que se utilizava dos serviços da EasyCred e, mediante as denúncias, o banco respondeu que a MC Nobre (razão social da financeira) foi bloqueada no dia 27 de outubro pela instituição e, atualmente, há um processo de diligência para avaliar o distrato do contrato.

Há várias reclamações dessa empresa no Reclame Aqui. Portanto, importante ficar atento.

Condições de trabalho precárias na EasyCred

Além dessa prática duvidosa, as condições de trabalho na EasyCred são precárias, já que o salário pago é baixo demais, as jornadas diárias exaustivas, há ainda controle de idas ao banheiro, cobrança exagerada para o cumprimento das metas, não concedem o período integral do intervalo para o almoço, entre tantos abusos. “Os atrasos nos pagamentos e benefícios também são comuns, não há como se programar”, desabafa um empregado.

E, como se não bastasse, a empresa tem perseguido os funcionários que apresentam atestados médicos, e houve até uma recente dispensa por justa causa. “Um absurdo, não concordaram com os atestados médicos e me mandaram embora, por justa causa, para não pagar os meus direitos”, disse outro trabalhador.

“O Sindicato seguirá acompanhando esta questão para que os bancos conheçam o que essas empresas fazem com os seus trabalhadores e os cidadãos. Os bancos também precisam ter responsabilidades e ser responsabilizados”, afirma Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio