Por meio de parceria com o centro médico do hospital Sírio Libanês, o Santander irá realizar testes rápidos para identificação de Covid-19 nos funcionários lotados na Torre, no Radar Santander e na Geração Digital.
>Suspeita de Covid ou Influenza no local de trabalho? Informe ao Sindicato
>Covid-19: em consulta, mais de 91% dos bancários relatam casos nos locais de trabalho
O comunicado foi divulgado nesta segunda-feira 24, e os profissionais do Sírio Libanês estarão atendendo nos ambulatórios dos centros administrativos. A realização de testes é exclusiva para os trabalhadores destas concentrações, que são os locais de maior demanda.
>Santander tenta esconder contaminações impedindo Sindicato de entrar no QI
Para isso, os funcionários deverão fazer o agendamento pelos seguintes telefones:
- Sede: (11) 97149-0375
- Radar: (11) 94152-4113
- GD: (11) 99422-8576
No mesmo comunicado divulgado nesta segunda-feira 24, o banco reforça a orientação de que, a qualquer sintoma, o bancário deve ficar em casa e procurar atendimento médico, com urgência, preferencialmente pela telemedicina. Não é para ninguém trabalhar com sintoma e sem orientação médica.
>Movimento sindical reivindica ao Santander retomada do home office
>Bancários querem que bancos aumentem segurança sanitária
A medida vem ao encontro das reivindicações do movimento sindical para que o banco fortaleça as medidas internas de prevenção à covid-19. Estes três centros administrativos são os locais onde há o maior volume de bancários trabalhando no presencial. Justamente por isso há um risco maior de contágio.
Em contrapartida, os sistema de saúde público e privado estão no limite do colapso, com falta de medicamentos e de testes. A medida do Santander, portanto, ameniza o problema da falta de testagem no país.
>Santander mantém protocolos contra Covid-19, e os estende para casos de gripe
Segundo o banco, há uma previsão de que haja aumento de casos de covid-19 no país até a primeira semana de fevereiro.
“O movimento sindical também está acompanhando a situação e, se necessário, faremos novas solicitações para que o banco estenda esta testagem para todos os trabalhadores. E outras medidas de prevenção de contenção ao Covid-19 serão discutidas em reunião com o Santander, na próxima quarta-feira às 15h.”
Wanessa de Queiroz, diretora do Sindicato e bancária do Santander