Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sexta-feira

Confira programação nacional contra as reformas de Temer

Linha fina
Manifestações contrárias às reformas trabalhista e da Previdência ocorrerão em todo o país. "A luta é contra o desmonte da aposentadoria e da CLT", diz CUT
Imagem Destaque
Foto: Ricardo Stucker / Instituto Lula

São Paulo – Com o objetivo de mobilizar a sociedade para derrubar nas ruas a agenda do governo de Michel Temer que retira direitos dos trabalhadores, a CUT, CTB, Intersindical e mais de 100 entidades que integram as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizarão atos em todo o Brasil na sexta-feira 31. No centro da pauta está a reforma da Previdência, a reforma trabalhista e o projeto de terceirização irrestrita aprovado no dia 22 de março pela Câmara ( veja os deputados que traíram os trabalhadores).

> Especialistas: reformas de Temer não atacam desemprego

"A luta é contra o desmonte da aposentadoria e da CLT, contra a terceirização, que mata, mutila e escraviza trabalhadores/as e todas as chamadas 'reformas' que o ilegítimo e golpista Temer quer fazer para tirar direitos da classe trabalhadora e privilegiar empresários", afirma, em nota, a CUT.

Terceirização irrestrita é só o começo; reaja agora!
Terceirização resultará em precarização e redução da renda

Os atos de sexta-feira estão sendo considerados como uma espécie de "aquecimento" para o dia nacional de paralisações e mobilizações convocado pelas centrais sindicais para 28 de abril "contra o pacote de maldades de Temer", que teve início com a aprovação do congelamento dos gastos públicos por 20 anos (PEC 55), entre outras medidas.

> Assembleias definem participação dos bancários na greve geral

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, a aprovação da terceirização geral e irrestrita foi o jeito mais rápido que o governo Temer e sua base de apoio na Câmara encontraram para "pagar a conta que os empresários que financiaram o golpe apresentaram". "Eles financiaram o golpe justamente para que Temer fizesse o serviço sujo, tirasse direito dos trabalhadores, garantisse segurança jurídica para eles fazerem intermediação fraudulenta de mão de obra para lucrarem cada vez mais", afirma Vagner.

> Para em sete anos? Ameaça de Temer “não faz o menor sentido”

Segundo o dirigente, as mobilizações populares são fundamentais para que o Congresso Nacional reverta o projeto da terceirização. Caso contrário, avalia, a reforma trabalhista que está tramitando na Casa nem precisará ser votada, pois a terceirização, do modo como foi aprovada, já acaba com os direitos dos trabalhadores. "Eles conseguiram destruir todo o mercado de trabalho com a terceirização da atividade-fim."

> Temer sofre primeira grande derrota na Câmara

Programação - Em São Paulo, além de mobilizações em aeroportos e estradas, CUT, CTB, Intersindical e os movimentos sociais farão um ato na Avenida Paulista, a partir das 16h, em frente ao Masp. A seguir, os manifestantes sairão em passeata até a Praça da República, no centro da cidade, onde encontrarão os professores da rede estadual, que estarão em assembleia.

Ao mesmo tempo, os professores da rede municipal se concentrarão também no centro, na Praça do Patriarca, a partir das 16h, e depois seguirão em passeata até a Praça da República, onde está previsto um ato final às 18h.

Confira abaixo a programação em todo o Brasil:

 

seja socio