Pular para o conteúdo principal

Itaú anuncia fim do CAT até julho de 2023. Sindicato defende manutenção dos empregos!

Imagem Destaque
Fotografia do CAT (Centro Administrativo Tatuapé)

Nesta semana, o Itaú comunicou ao Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região o encerramento das atividades no CAT (Centro Administrativo Tatuapé), concentração do banco localizada na zona leste da capital paulista.

De acordo com comunicado enviado aos trabalhadores, as áreas serão transferidas para o CT (Centro Tecnológico), localizado no bairro do Cambuci, de forma escalonada: posições fixas de staff e robôs no primeiro semestre de 2022; centrais de atendimento e Command Center no segundo semestre de 2022; e microfilmagem no primeiro semestre de 2023. 

Em reunião com o Sindicato, o banco assumiu o compromisso de repassar todas as informações sobre o fim do CAT ao Sindicato; que todas as áreas serão transferidas para o CT (Centro Tecnológico); e que, através de reuniões periódicas, o Itaú irá informar a data de transferência de cada área, de acordo com o cronograma. 

Também será debatida a realocação dos trabalhadores, como já ocorre com a Central 30 Horas, locada no CAT, e que está sendo terceirizada. 

Graças à negociação com o Sindicato, bancários do 30 Horas do Itaú estão sendo realocados

“Deixamos claro ao Itaú que o Sindicato quer acompanhar de perto todas as movimentações em relação ao fim do CAT. Atuaremos firmemente para que todos os cerca de 6.000 trabalhadores do CAT tenham seus empregos preservados, seja na mesma área ou realocados. A nossa prioridade é o emprego”

Sergio Lopes, conhecido como Serginho, dirigente do Sindicato e bancário do Itaú

“Questionamos a terceirização em curso, se mais áreas serão terceirizadas, e reforçamos nossa posição contrária a este processo de precarização das relações de trabalho. Também cobramos o Itaú sobre o futuro da Área de Veículos, na qual estão sendo realizadas demissões sob a alegação de automação e baixo desempenho do setor. Reivindicamos que estes bancários, assim como todos os outros com chance de realocação, tenham os empregos preservados. Diante do lucro do Itaú, nada justifica as demissões”, acrescenta Serginho. 

Em 2021, o Itaú obteve lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários, de R$ 26,879 bilhões, alta de 45% em relação a 2020. Somente com a receita com prestação de serviços e tarifas bancárias – receita secundária que cresceu 9,3% em doze meses, totalizando cerca de R$ 43,3 bilhões –, o Itaú cobre toda a sua folha de pagamento, incluindo PLR, em 174,2%. 

Grupo de Trabalho 

O Sindicato criou um grupo de trabalho para acompanhar de perto todas as movimentações em relação ao fim do CAT. Por sua vez, o Itaú se comprometeu a agendar uma reunião para os próximos dias para iniciar os debates. 

Denuncie

“É fundamental estarmos ainda mais unidos neste momento. Os bancários são os maiores aliados do Sindicato na luta em defesa dos empregos. Portanto, é importante que denunciem ao Sindicato qualquer desligamento que venha a ocorrer no CAT”, conclui Serginho. 

O bancário pode entrar em contato com o Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chate-mail e WhatsApp, canais que funcionam das 9h às 18h.

seja socio