Pular para o conteúdo principal
Chapéu
YouTube

3 Minutos aborda o tema: infoproletários

Linha fina
No vídeo, a presidenta do Sindicato, Ivone Silva, reforça que a tecnologia deve ser usada para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, e não para precarizar
Vídeo Youtube

No programa 3 Minutos, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, fala sobre os infoproletários, trabalhadores que apareceram com a explosão dos aplicativos e de outras plataformas tecnológicas, e que gerou um aumento da precarização do trabalho.

No vídeo, Ivone ressalta que, apesar da promessa de que a tecnologia iria melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, o que se vê é a precarização, a ausência de direitos trabalhistas e até mesmo o aumento da jornada.

O aumento do desemprego também agravou o que se chama de "uberização" do trabalho. Em maio, segundo a Pnad Contínua, havia 13 milhões de desempregados, 28,5 milhões de subutilizados e 4,9 milhões de desalentados (pessoas que desistiram de procurar emprego). Além disso, o número de pessoas que trabalham por conta própria (onde se encaixa a maioria dos chamados inforpoletários) bateu recorde, alcançando 24 milhões.

‘Não existe empreendedorismo, mas gestão da sobrevivência’, diz pesquisadora

Seminário

Diante da gravidade do problema, o Sindicato promoveu, no dia 1º de julho, o seminário Infoproletários: para onde vão os trabalhadores?, que reuniu especialistas da academia, representantes do movimento sindical, procuradoras do Trabalho e o diretor do documentário “GIG – A Uberização do Trabalho”. Leia a reportagem aqui.

Os infoproletários, a tecnologia e a uberização do trabalho

Pesquisa no setor bancário

O Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Sindicato dos Bancários de Brasília, quer saber a opinião de bancários de todo o Brasil sobre trabalho em plataformas digitais. Saiba mais aqui.

Assista e compartilhe!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e receba as principais produções audiovisuais do Sindicato.

seja socio