Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Em negociação sem avanços, CEE/Caixa questiona campanha eleitoral ilegal

Imagem Destaque
Negociação entre CEE/Caixa e representantes do banco, no âmbito da Campanha dos Bancários 2022

Foi realizada nesta terça-feira 23, mais uma rodada de negociação específica, no âmbito da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2022 (campanha salarial), entre representantes dos empregados da Caixa (CEE/Caixa) e o banco, que insistiu em condicionar o acordo de teletrabalho à criação de banco de horas para funcionário que trabalham presencialmente, ponto já rejeitado na negociação realizada em 16 de agosto.

A CEE/Caixa, antes do início da negociação, trouxe à tona denúncias de campanha eleitoral ilegal em favor do atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Campanha ilegal

Na manhã da última segunda-feira 22, a presidenta da Caixa, Daniella Marques, aproveitou a inauguração de um espaço de um novo projeto da instituição voltado para mulheres, em Salvador, para fazer campanha eleitoral em favor do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o horário de expediente.

Durante visita à agência da Praça da Revolução, acompanhada do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, a presidenta da Caixa publicou uma série de postagens em suas redes sociais, entre 10h e 12h, enaltecendo Jair Bolsonaro, inclusive marcando o perfil do presidente em uma das publicações.

“É vedado a todos os funcionários públicos, categoria na qual está incluída a presidenta da Caixa, a realização de qual tipo de campanha política durante o horário de trabalho”

Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e empregada da Caixa

Leia abaixo o que diz a legislação:

Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

III - ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado

De acordo com os representantes dos empregados da Caixa, trabalhadores do banco público também estão sendo assediados a enviar autorização do uso de imagem para a campanha de Jair Bolsonaro.

Teletrabalho

Apesar da CEE/Caixa já ter rejeitado condicionar o acordo de teletrabalho a criação de banco de horas para empregados que trabalhem presencialmente, os representantes da Caixa insistiram na proposta, o que fez com que a negociação desta terça-feira 23 terminasse sem avanços.

“A mesa é sobre teletrabalho. Não podemos vincular esse ponto a criação de um banco de horas para os trabalhadores que estão em presencial. A Caixa quer banco de horas para resolver o problema de sobrecarga de trabalho. A sobrecarga existe e o movimento sindical demonstra isso, inclusive com os altos índices de adoecimento. Porém, para resolver esta questão é só contratar empregados"

Vivian Sá, dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e membro da CEE/Caixa

“A nossa reivindicação nesse tema é que o banco garanta todos os direitos dos empregados presenciais para os que atuam ou venham a atuar em regime de teletrabalho, como o registro de ponto, a remuneração das horas extras, além dos direitos e previstos na minuta de reivindicações dos bancários entregue à Fenaban como, por exemplo, a ajuda de custo pelos gastos hoje assumidos pelos trabalhadores em home office [energia, internet, água, etc]”, conclui Tamara Siqueira.

Saiba como foram as rodadas anteriores:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio