Iniciou por volta das 11h20, mais uma mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (federação dos bancos). Esta é a nona rodada de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
A pauta de reivindicações dos trabalhadores está há dois meses com os bancos e já ocorreram oito rodadas sem que a Fenaban apresentasse qualquer proposta de índice de reajuste bancário 2024. A categoria está ansiosa por uma resposta e por proposta decente, que contemple a reposição da inflação (entre 1º de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024) e aumento real para salários, PLR, VA e VR, auxílio-creche/babá e outras verbas. E o Comando deixou claro na mesa que espera uma proposta para hoje.
Na última rodada, ocorrida ontem, os bancos vieram novamente sem proposta de reajuste, e ainda trouxeram propostas rebaixadas para a categoria, com retirada de direitos e perdas econômicas. Propuseram rebaixar a PLR dos bancários e retirar a PLR de trabalhadores afastados, com auxílio-doença por mais de 90 dias; e ainda segmentar a CCT dos bancários, de acordo com a ROE (rentabilidade sobre o patrimônio líquido) de cada banco. Assim, bancos que tivessem rentabilidade menor, por exemplo, pagariam os benefícios de forma proporcional, o que significaria a redução de direitos dos bancários, como PLR, VA e VR, auxílio-creche, etc. O Comando rejeitou veementemente essas propostas rebaixadas na mesa, e afirmou que a categoria está mobilizada e não vai aceitar retrocessos na CCT.
A expectativa do Comando é que a Fenaban finalmente traga uma proposta de índice e propostas respeitosas para as demais reivindicações. Aguarde mais informações ao longo do dia, no site e redes sociais do Sindicato.
Saiba como foram as mesas de negociação até o momento
- a primeira mesa discutiu empregos;
- a segunda mesa debateu cláusulas sociais - em especial teletrabalho, tecnologia e jornada de 4 dias;
- a terceira mesa debateu igualdade de oportunidades;
- a quarta mesa foi sobre PCDs, neurodivergentes e segurança bancária;
- a quinta mesa foi sobre saúde e condições de trabalho;
- a sexta mesa iniciou o debate sobre as cláusulas econômicas;
- a sétima mesa continuou o debate sobre as cláusulas econômicas;
- na oitava mesa a Fenaban propôs retiradas de direito
Paralelamente, ocorrem também as mesas de negociação específicas para a renovação dos acordos da Caixa e do Banco do Brasil. Acompanhe essas negociações nas páginas do BB e da Caixa no site do Sindicato.