Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Diversidade bancária

Contraf pede prorrogação de prazo do Censo da Diversidade

Linha fina
Liberação tardia do acesso dos empregados da Caixa ao questionários motivou solicitação. Bancários devem responder ao censo na página da Febraban
Imagem Destaque

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) solicitou nessa segunda-feira 30 a prorrogação do prazo de resposta ao 3º Censo da Diversidade Bancária para, pelo menos, até o final de novembro. A solicitação se deu devido à adesão tardia da Caixa Econômica Federal ao Censo. O acesso dos empegados da Caixa ao questionário somente foi liberado na segunda-feira 30, após cobrança do Comando Nacional dos Bancários.

“É importante que o maior número possível de bancários e bancárias responda às perguntas do Censo. Quanto maior o número de respostas, maior a precisão dos dados sobre a realidade da diversidade nos bancos”, destacou a presidenta Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira. “Por isso, é fundamental garantir que o pessoal da Caixa tenha tempo suficiente para responder”, completou Juvandia, lamentando que a Caixa tenha impedido que seus empregados tenham respondido o censo desde o momento em que o questionário foi colocado à disposição para resposta no site da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Clique aqui para responder o questionário do III Censo da Diversidade e colabore para a construção de um setor mais justo, diverso e igualitário para todos.

Agentes da Diversidade

O levantamento é uma das conquistas da categoria na Mesa de Negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Foi criado com o objetivo de traçar o perfil da categoria bancária por gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência (PCDs), visando a promoção de políticas de inclusão e igualdade de oportunidades nos bancos.

Esta é a terceira edição do Censo. As duas anteriores foram realizadas em 2008 e 2014 e foram fundamentais para levantar o perfil do trabalhador bancário. Neste ano, além deste diagnóstico, a Contraf-CUT, federações e sindicatos que compõem o Comando Nacional dos Bancários, juntamente com a Fenaban, criaram uma campanha para aumentar entre os bancários a consciência da necessidade de ampliação da igualdade na categoria e eliminação dos preconceitos, levando os bancários a se tornarem agentes da diversidade, não apenas nos locais de trabalho, mas também em suas casas e demais ambientes sociais nos quais convivem.

Saiba mais sobre o Censo e agentes da diversidade:

> Responda ao 3º Censo e seja um Agente da Diversidade
> Seja parte da transformação que você quer ver no mundo. Seja agente da diversidade!

Veja as ferramentas para pensar a diversidade que o Sindicato disponibilizou para você:
> Tim tim por tim tim da diversidade
> Filmes para pensar a diversidade: racismo
​> Filmes para pensar a diversidade: machismo
> Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero

seja socio