Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fim de junho

Centrais organizam nova greve geral contra reformas

Linha fina
Segundo representantes dos trabalhadores, mobilização deve ser de um dia, entre os dias 26 e 30 de junho; dirigentes consideram que movimento deve ser maior que o do dia 28 de abril, que parou o país por 24 horas
Imagem Destaque
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas

São Paulo – As centrais sindicais aprovaram nesta segunda-feira 29 a realização de uma nova greve geral, contra as reformas e o governo Temer, no final de junho, em data a ser definida, mas que ficará entre os dias 26 e 30 do mês que vem. Embora alguns defendam 48 horas, o mais provável é que seja escolhido apenas um dia. A decisão deve sair na segunda 5, quando os dirigentes voltarão a se reunir, em São Paulo. Eles prometem um movimento maior que o registrado em 28 de abril.

> Banqueiro, você não me engana, seu interesse é na grana!
> Não há evidência de que reforma trabalhista criará empregos

Na tarde de segunda 29, representantes de nove centrais se reuniram na sede da CTB, na região central de São Paulo, para avaliar a marcha a Brasília no dia 24 e definir as próximas ações contra as reformas. "Para nós, tudo começa e termina nas reformas, que têm rejeição de 90% da população", reforçou o diretor executivo da CUT Julio Turra. Além da manutenção do "Fora Temer", a preocupação é impedir a tramitação das propostas no Congresso, mesmo com uma possível saída do presidente, que poderia ser substituído em uma eleição indireta. "Aos olhos do mercado, Temer perdeu credibilidade", avalia Turra. Por isso, as centrais, ainda que não de forma unânime, defendem eleições diretas.

> “Reforma da Previdência é escárnio total”, diz economista
> Em consulta, "não" à reforma trabalhista é quase unânime

A data exata da greve deve acompanhar o calendário das reformas no Congresso. "O consenso é que será maior que a de 28 de abril", disse o dirigente cutista, segundo matéria da Rede Brasil Atual.

> Para 64%, reforma trabalhista beneficia os patrões
> Economistas rechaçam alegação de déficit da Previdência

Para o presidente da UGT, Ricardo Patah, foi "o movimento mais forte e solidário da última década", mesmo com ações de possíveis infiltrados durante o ato na capital federal. "Não podemos perder esse foco", afirmou, ainda antes do final da reunião, referindo-se à tramitação das reformas da Previdência, na Câmara, e trabalhista, no Senado.

> Reforma da Previdência: só o trabalhador pagará essa conta
> Por reforma da Previdência, Temer entrega R$ 55 bi
> Temer alivia conta dos patrões para limar sua aposentadoria

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, o ato de Brasília mostrou que as centrais estão articuladas e unidas. "Foi uma das maiores manifestações que Brasília já viu", afirmou. Segundo ele, este é o momento de mostrar quem tem "compromisso com a história do Brasil".

O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, disse que os sindicalistas repudiam "a atitude da polícia e de pessoas infiltradas naquele movimento (de Brasília), que originou aquela praça de guerra". Segundo ele, as centrais estudam acionar a Polícia Militar do Distrito Federal por causa do tumulto. 

> ONU e OEA condenam violência policial no Brasil

Além da nova greve, os sindicalistas mantêm as manifestações nas bases eleitorais de deputados e senadores. Algumas centrais deverão fazer ato diante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça 6, data prevista para o julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer.

> Imprensa internacional destaca insatisfação com Temer
> Ato no Rio reúne mais de 100 mil pessoas pelas Diretas Já

 

 

O projeto da reforma trabalhista (PLC 38) era o primeiro item da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira 30, mas a apreciação foi adiada. Na semana anterior, a sessão terminou com briga entre parlamentares. O presidente do colegiado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deu como lido o relatório de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e concedeu vista coletiva, o que permite a votação do projeto. A oposição contesta. Duas senadoras, Gleisi Hoffman (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apresentaram questões de ordem contra a tramitação.

Leia mais
> Câmara aprova 'reforma' trabalhista por 296 votos a 177
> Veja os deputados de SP que traíram o povo brasileiro
> Dono do Itaú defende reforma trabalhista
> Juiz identifica em reforma trabalhista regressão de 200 anos

seja socio