Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Mesmo com agravamento da pandemia, bancos não definem realização de exames para os trabalhadores

Linha fina
Reivindicação para testagem de bancários em todo o país está em pauta há meses, sem resposta da federação dos bancos
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio/Seeb-SP

A reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para debater a realização de exames de Covid-19 em todos os bancários do Brasil, nesta terça-feira 30, não avançou. Após cobrança do movimento sindical, os bancos alegaram que não fazem acordo com um processo judicial em andamento.

“Após meses aguardando a realização de exames de covid-19 para os bancários, os trabalhadores estão apreensivos com o aumento no número de casos em algumas regiões, como em São Paulo. Cada dia de atraso são vidas que estão em risco. Os bancos alegaram que o assunto foi judicializado e, em função disso, não dariam uma resposta nesta reunião, mas na verdade nossa reivindicação está há meses aguardando uma resposta. Não podemos mais esperar e queremos que os bancos se responsabilizem pela realização dos testes o mais rápido possível", disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. "Precisamos que os exames atinjam o máximo de bancários para poder rastrear o nível de contágio e adotar medidas protetivas", acrescentou.

Agência do Santander é fechada em Itaquera por Covid-19
Agências do Bradesco são interditadas na zona leste por Covid-19
Agências do Bradesco na Paulista interditadas por Covid-19
Bradesco cumpre protocolo e fecha agência com caso de covid-19

A reunião foi convocada após decisão favorável da Seção Especializada de Dissídios Coletivos à Ação Civil Pública ajuizada pelo Sindicato dos Bancários de Guaratinguetá, com pedido de antecipação de tutela junto à Vara do Trabalho de Guaratinguetá. Foi pleiteada a concessão de medida liminar para a realização de exames nos bancários de sua base territorial, além dos funcionários terceirizados das agências bancárias e que testaram positivo para a doença ou que se afastaram por suspeita, como forma de evitar a contaminação e disseminação entre os demais funcionários e clientes.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

A decisão contempla toda a categoria em âmbito nacional, mas está temporariamente suspensa devido a uma liminar interposta pelo banco Santander.

O juízo de primeira instância indeferiu o pedido. Diante disso, o sindicato de Guaratinguetá recorreu por meio de mandado de segurança ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas.

Foi então que o desembargador sorteado para relatar o mandado de segurança deferiu a medida liminar pleiteada nos seguintes termos: “Deferir a imediata testagem para o vírus Covid-19 para todos os bancários e colaboradores terceirizados das instituições envolvidas na Ação principal onde foram confirmados casos de contaminação e a cada 21 (vinte e um) dias, em todas as agências localizadas no território nacional, e pelo período em que tanto o Decreto Federal quanto os respectivos Decretos Estaduais e Municipais de isolamento social e de restrição das atividades comerciais vigorarem. Também defiro o reembolso a todos os trabalhadores envolvidos que realizaram ou vierem a realizar o teste do Covid-19 em laboratórios particulares.”

Porém, como o Santander conseguiu efeito suspensivo dos efeitos da medida liminar, o desembargador relator do processo de mandado de segurança do TRT/15ª estendeu essa decisão a todos os bancos.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio