O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região realizou, nesta terça-feira 15, novo protesto em homenagem a mais uma empregada da Caixa morta em decorrência da Covid-19.
> Caixa: Sindicato faz atos em homenagem às vítimas da Covid-19 e do adoecimento laboral
Marjorie Mariane Mitsunaga Paredes, de apenas 30 anos, faleceu no dia 6 de maio. Ela trabalhava na agência Avenida Brasil, na capital paulista.
Os dirigentes sindicais, junto com os bancários, realizaram simbolicamente o retardo da abertura da unidade bancária por 80 minutos, em protesto pela morte de Marjorie e dos mais de 80 colegas vitimados pelo coronavírus na Caixa somente em 2021.
Em 2021, já são mais de três vezes mais mortes de empregados do que em 2020, quando morreram 18 trabalhadores em decorrência da Covid-19. De acordo com levantamento preliminar do Sindicato, no caso de outros cerca de oito óbitos, não relacionados com a Covid-19, existem fortes indícios de relação com riscos psicossociais do trabalho bancário na Caixa, decorrentes da cobranças abusivas de metas e do assédio moral na empresa.
Estes números referem-se apenas aos bancários da Caixa. “Os terceirizados estão invizibilizados não só desta contagem, mas também dos protocolos de proteção contra a Covid-19, o que reforça a discriminação da direção do banco a estes colegas”, afirma o diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa Dionísio Reis.
Enquanto os empregados da Caixa lidam com a sobrecarga de trabalho e o risco constante de contaminação e morte em decorrência da coronavírus, o presidente do banco, Pedro Guimarães, executa uma agenda que se assemelha a de um político em campanha eleitoral.
O presidente da Caixa também é figura frequente nas lives de Jair Bolsonaro. Até maio deste ano, já acumulava 22 aparições. Porém, em nenhum momento expressou sua preocupação com a mortes dos empregados tampouco cobrou prioridade na vacinação para os bancários que lidera.
Diante do descaso da direção da Caixa e do poderoso lobby dos bancos em cobrar vacinação para os bancários, o Sindicato vem realizando uma série de ações e reivindicando, há meses, das autoridades, a inclusão da categoria bancária nos planos nacional, estadual e municipal de imunização contra o coronavírus.
Na manhã da sexta-feira 11, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Região, Ivone Silva, e a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, entregaram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ofício solicitando que os bancários sejam incluídos como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19.
> Participe de abaixo-assinado pela inclusão da categoria bancária como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19
> Covid-19: vereadora apresenta propostas que autorizam prioridade de bancários na vacinação
“É urgente que a categoria bancária seja incluída como grupo prioritário de vacinação, já que o serviço bancário foi considerado essencial pelo governo federal. Também é imperativo que a cobrança por metas seja suspensa durante a pandemia, uma vez que os trabalhadores já estão sobrecarregados com o pagamento de programas sociais como, por exemplo, o auxílio emergencial. Enquanto estas reivindicações não forem atendidas, nós continuaremos com os protestos, denúncias e homenagens às vítimas da Covid-19 na Caixa, e cobrança pelo fim do adoecimento causados pela sobrecarga de trabalho, cobrança abusiva por metas e assédio moral. O luto se transformou em luta.”
Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e empregado da Caixa
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário > Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.