Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fechou o clima

Em pesquisa de clima sobre área de TI, Daycoval pede identificação do funcionário

Imagem Destaque
Homem em frente a uma tela de computador onde se vê o link da pesquisa solicitando o e-mail corporativo do funcionário

Com a preocupação de que quer melhorar o clima na área de TI, o banco Daycoval resolveu fazer uma “pesquisa de engajamento” entre os trabalhadores.

“Até aí tudo bem. Todo o esforço para melhorar o clima no ambiente de trabalho é bem vindo. O dilema é que, para responder ao questionário on line, a primeira informação que o link pede é o e-mail corporativo do bancário. E a pergunta que fica é: quem vai responder algo negativo ou de forma crítica, sabendo que sua opinião  poderá ser identificada?”, questiona Marcelo Gonçalves, bancário e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região.

O dirigente destaca ainda que, considerando o que vem ocorrendo nesse setor, opiniões negativas provavelmente não seriam raras. “A área de TI do Daycoval vem passando por instabilidades, com demissões e alto turnover. Então o ‘clima’ pode não ficar bom para quem responder, de forma crítica, essa "pesquisa de clima", com perdão do trocadilho. Mas qual bancário ou bancária vai ousar falar dos problemas da área na tal pesquisa?! Então a possibilidade de identificação com certeza vai interferir no questionário e gerar um resultado tendencioso.”

Marcelo Gonçalves ressalta que, para além da pesquisa de engajamento (que não pode servir somente para dizer que está tudo bem), o que melhora o ambiente de trabalho são ações concretas. “O  banco tem que reduzir a rotatividade, reduzir as cobranças e pressões para o cumprimento de metas, com a contratação de mais trabalhadores, e enfrentar a erva daninha do assédio moral. Isso sim seria muito bem vindo e com certeza melhoraria o ambiente.”

O dirigente lembra que o Sindicato já procurou o banco para discutir essas questões, e a grande expectativa é que venham respostas e soluções concretas da empresa. E convida os bancários e bancárias do Daycoval a continuarem procurando a entidade sempre que enfrentarem algum problema no trabalho. “O Sindicato vai continuar apostando no diálogo com a direção do Daycoval mas, ao mesmo tempo, continuará presente na porta do banco, atuando na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do Daycoval, lutando por um ambiente de trabalho verdadeiramente saudável, digno e livre do assédio moral e da instabilidade provocada pelas incessantes demissões.”

seja socio