Na nona rodada de negociação da Campanha dos Bancários, nesta quinta-feira 11, a Fenaban (federação dos bancos) apresentou uma proposta para a nova cláusula de teletrabalho na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Apesar de contemplar boa parte da reivindicação da categoria, a proposta deixou de lado alguns pontos fundamentais.
“A proposta dos bancos para o teletrabalho ainda é insuficiente. Ter uma cláusula sobre o teletrabalho no nosso acordo é sem dúvida nenhuma um avanço para a categoria, mas a proposta que a Fenaban apresentou hoje não contempla pontos que consideramos fundamentais para esse acordo, como o controle da jornada; ajuda de custo para trabalhadores em home office; e acesso dos sindicatos a esses bancários. Só vamos avançar nessa nova cláusula quando tivermos regras explícitas para esses pontos.”
Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa com a Fenaban.
Sem proposta para cláusulas econômicas
Apesar da expectativa dos trabalhadores, a federação dos bancos ainda não apresentou resposta às reivindicações econômicas da categoria, como aumento real, reajuste na PLR e nos vales refeição e alimentação, discutidas na mesa anterior.
O Comando novamente cobrou, e a Fenaban respondeu que há um grupo analisando os indicadores da economia e os impactos das reivindicações da categoria, antes de apresentar uma proposta.
“Já chegamos à nona rodada e ainda não tivemos resposta para demandas importantes para os trabalhadores, e que se tornam ainda mais urgentes diante do custo de vida cada vez mais alto no governo Bolsonaro e do consequente endividamento das famílias brasileiras. Por isso, faremos uma mobilização nacional na sexta-feira, 19 de agosto, para cobrar dos bancos uma proposta global decente para a pauta dos trabalhadores”, anuncia Ivone.
O Comando cobrou ainda resposta sobre a questão do assédio moral e sexual nos bancos, outro ponto fundamental nas negociações.
Live na segunda 15, após nova negociação
A próxima mesa com a Fenaban será na segunda-feira 15, e os sindicatos de todo o país, inclusive o de São Paulo, farão lives após essa mesa.
“Nessa live informaremos a categoria sobre o que ocorreu na mesa de segunda 15 e abordaremos outros pontos da nossa Campanha. Bancários e bancárias devem ficar atentos e acompanhar o andamento das negociações nas redes sociais e no site do Sindicato [veja os canais no fim deste texto], pois é a nossa união e mobilização que garantem nossa força nas negociações com os bancos.”
Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato, que também participa das rodadas da Campanha.
As demais rodadas ocorrerão nos dias 18 e 19 de agosto.
Saiba como foram as rodadas anteriores:
- Primeira rodada: Bancários e Fenaban definem temas e calendário das mesas de negociação
- Segunda rodada: Em mesa com Fenaban, trabalhadores reivindicam fim das demissões e da terceirização
- Terceira rodada: Negociação com Fenaban conquista avanços no combate ao assédio sexual
- Quarta rodada: Negociação com Fenaban aponta para avanços no teletrabalho
- Quinta rodada: Em mesa sobre segurança, Fenaban mostra descaso com proteção de bancários e clientes
- Sexta rodada: Mesmo diante de dados, bancos negam adoecimento dos bancários em função do trabalho
- Sétima rodada: Com lucro nas alturas, bancos podem atender reivindicações por aumento real e reajuste maior nos tickets
- Oitava rodada: Bancários reivindicam reajuste na PLR, mas banqueiros não apresentam resposta
Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022
Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo: