Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Senado

Comissão adia votação de relatório da reforma trabalhista

Linha fina
Além do adiamento, ficou acordado que parecer do relator será definitivamente votado na reunião seguinte, no dia 6 de junho
Imagem Destaque
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

São Paulo - A votação do relatório da proposta de reforma trabalhista (PLC 38/2017) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado foi adiada mais uma vez na terça-feira 30. O texto, do deputado Ricardo Ferraço (PSDB-ES), é favorável à aprovação mantendo a íntegra do que foi votado na Câmara dos Deputados.

> Veja os deputados de SP que traíram o povo brasileiro

Além do adiamento, ficou acordado entre o presidente do colegiado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), Ferraço, e o senador Paulo Paim (PT-RS), que a proposta será definitivamente votada na reunião seguinte, dia 6 de junho.

> Com reforma, trabalhador terá de pagar se perder na Justiça
> Flexibilizar não traz emprego, diz Pochmann a senadores
> Não há evidência de que reforma trabalhista criará empregos

Senadores da oposição questionaram o andamento do projeto, o que levou a uma batalha regimental. Eles se queixaram da falta de resposta a questões de ordem apresentadas na semana anterior, o que levou a uma grande confusão entre os parlamentares.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) voltou a cobrar o envio do projeto para a mesa do Senado a fim de que seja analisada a anexação a ele de outras propostas que tratam de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O pedido foi rejeitado pela CAE, mas ela informou que vai recorrer da decisão ao plenário.

Críticas ao fato de o relatório ter sido dado como lido na reunião do dia 23 também foram reforçadas, com senadores da oposição pedindo que Ferraço lesse o documento. Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que a leitura seria uma forma de demonstrar respeito à comissão. Paim também fez um apelo para que Ferraço fizesse uma leitura dinâmica do parecer e disse que não havia nenhuma malandragem no pedido. Tasso sugeriu que o relator comentasse o texto, mas enfatizou que o documento foi dado como lido na semana anterior.

> Maioria dos juízes do TST aponta 50 'lesões' no PLC 38
> Em consulta, "não" à reforma trabalhista é quase unânime
> Juiz identifica em reforma trabalhista regressão de 200 anos

Emendas - Antes de ler e comentar suas posições, Ferraço comunicou a rejeição de cerca de 30 emendas apresentadas ao projeto. Ao todo, o texto recebeu 223 sugestões de mudanças, segundo ele a maior parte trata de temas de outras emendas rejeitadas em seu parecer. Ferraço recomenda que seis pontos da reforma sejam vetados por Michel Temer porque merecem mais estudos e debates.

Leia mais
> Em nota, Bradesco defende reformas
> Dono do Itaú defende reforma trabalhista
> Para 64%, reforma trabalhista beneficia os patrões

seja socio