Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Queremos proposta decente!

97% dos bancários rejeitam proposta da Fenaban, em assembleia virtual

Imagem Destaque
arte da campanha nacional dos bancários 2022 com o desenho de um polegar indicador para baixo, idnciando rejeição da proposta apresentada pela Fenaban

Em assembleia virtual, 97% dos 5,5 mil bancários que participaram da deliberação rejeitaram o índice de reajuste salarial apresentado nesta sexta-feira 26 pela Fenaban (federação dos bancos) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2022 (campanha salarial). A assembleia foi realizada na noite desta sexta-feira 26 com bancários da base territorial do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Na mesma deliberação, 91% dos 5,5 mil bancários participantes decidiram por transformar a Assembleia Geral Extraordinária em Assembleia Geral Extraordinária Permanente. Com isso, a categoria bancária deve continuar acompanhando as negociações e ficar atenta para novas convocações de assembleias virtuais, por meio dos canais digitais oficiais de divulgação do Sindicato (veja links no final destes texto).

“O resultado da assembleia desta sexta-feira 26 evidencia para os banqueiros a insatisfação dos trabalhadores com as propostas apresentadas pela Fenaban. Um resultado óbvio e previsível, já que os bancários literalmente perdem a saúde para construir os lucros bilionários dos bancos, que ficam cada vez mais concentrados nas mãos de acionistas e de alguns poucos diretores executivos que recebem remunerações milionárias.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

“Em contrapartida, os banqueiros, na mesa de negociação, oferecem reajustes salariais e nos vales alimentação e refeição que sequer cobrem a inflação do período, ao invés de reconhecerem o trabalho dos bancários, que constroem os lucros cada vez maiores das instituições financeiras. Lucros à custa de muito assédio moral e adoecimento para o cumprimento de metas abusivas”, acrescenta a dirigente.

O Comando Nacional dos Bancários, que representa os trabalhadores nas negociações, vem cobrando da Fenaban respeito aos trabalhadores e a apresentação de uma proposta que atenda as expectativas dos empregados dos bancos.

Entre as principais reivindicações dos bancários estão: aumento real de 5% para os salários e demais verbas; aumento maior no VR e VA; maior participação nos lucros e resultados (PLR); e jornada de quatro dias por semana, sem redução de salário.

Mais uma proposta insatisfatória

Contudo, a Campanha Nacional dos Bancários 2022 (campanha salarial) já chegou à 17ª rodada de negociação sem que as reivindicações sejam contempladas. Nesta sexta-feira 26, a Fenaban apresentou proposta de reajuste de apenas 75,8% da inflação, com perda real de 2% nos salários. Ainda de acordo com a proposta, PLR, vales alimentação e refeição serão reajustados em 100% do INPC. O Comando recusou na mesa a proposta.

“A proposta apresentada nesta sexta feira significa retirada de direitos, e isso não iremos admitir. Portanto, a rejeitamos na mesa e foi dado prosseguimento para o estado de assembleia permanente. Os bancários devem continuar acompanhando as negociações e ficar atentos para novas convocações. O Comando vai continuar insistindo nas suas reivindicações, e espera que a Fenaban respeite os trabalhadores e atenda às suas expectativas”, afirma Ivone.

Para Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato, a grande participação na assembleia mostra que os bancários estão cansados da atitude da Fenaban, mas também estão organizados, mobilizados e preparados para uma escaldada nas manifestações, protestos e até paralisações.

“Esperamos seriedade e uma mudança de postura da Fenaban, por meio da apresentação de uma proposta com aumento real para salários, vales e PLR, e que valorize e contemple o trabalho e os anseios da categoria, porque os bancários e bancárias estão cansados dos rumos das negociações, e as propostas apresentadas estão empurrando os trabalhadores para uma greve.”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato

Saiba como foram as rodadas de negociação até o momento:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio