Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Desrespeito! Fenaban volta à mesa sem índice e propõe retirar direitos na PLR

Imagem Destaque
Fenaban volta à mesa sem índice e propõe retirar direitos na PLR

A Campanha dos Bancários 2022 (campanha salarial) chegou à 16ª rodada de negociações sem que a Fenaban propusesse novo índice para reajuste dos salários dos bancários. Além disso, na mesa desta quinta-feira 25, mantiveram a proposta de reduzir os valores pagos como programas próprios da parcela adicional da PLR, o que significa retirada de direitos para a categoria.

“É um desrespeito! Estão com nossa pauta de reivindicações há mais de dois meses e, apesar das nossas cobranças reiteradas, ainda não apresentaram índice de reajuste com aumento real para os salários. O único índice, apresentado na mesa de sexta passada, foi de 65% do INPC, mas o Comando rejeitou essa proposta rebaixada na mesa. Mais um dia, portanto, sem proposta decente de índice”, disse Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Esperávamos que a Fenaban levasse em conta que esse é o momento que toda a categoria está voltada para essa mesa, ansiosa para saber se nossas pautas vão ser valorizadas ou se o reconhecimento pelo árduo trabalho que tivemos para que os bancos alcançassem lucros extraordinários serão retribuídos com perdas e retirada de direitos. A categoria está frustrada e impaciente, não merece esse tratamento e exige uma mudança de postura. Mas também está mobilizada e vai deliberar sobre o rumo do movimento em assembleias em todo o país”, acrescentou a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Reajuste de 100% do INPC, mas com compensação dos programas próprios

O Comando conseguiu que a Fenaban recuasse da proposta rebaixada de reajuste na PLR apresentada na quarta (primeiro de 70% do INPC e depois de 75,7% do INPC), e nesta quinta propôs reajuste de 100% do INPC (projetado em 8,88% na data-base da categoria). Porém, mantiveram a compensação dos programas próprios, o que é um retrocesso.

“Compensar programas próprios na parcela adicional da PLR, além de reduzir os valores pagos como PLR, deixa os trabalhadores reféns das metas abusivas, porque os valores pagos como programas próprios dos bancos estão atrelados ao cumprimento das metas impostas por eles, enquanto que a PLR tem suas regras clausuladas na CCT. Nós não aceitamos esse retrocesso”, acrescenta Ivone.

Na pauta apresentada aos bancos, a categoria reivindica para a parcela adicional da PLR 3 salários-base, reajustados pelo INPC mais aumento real de 5%.

Com a correção da PLR pelo INPC, nos três maiores bancos privados do país (Bradesco, Itaú e Santander) o percentual de distribuição na regra básica cai de 4,97% do lucro distribuído em 2021 para 4,85%. Na parcela adicional a redução seria de 1,69% para 1,67%.

A negociação continua nesta sexta-feira 26, a partir das 14h.

Assembleia na sexta 26

O Sindicato dos Bancários de São Paulo convoca a categoria a participar da assembleia virtual na sexta-feira 26, a partir das 19h. Na assembleia (leia aqui o edital), os bancários deverão deliberar sobre a instalação de uma assembleia geral permanente, que ficará aberta nos dias seguintes, para que os trabalhadores possam deliberar sobre as propostas apresentadas pela Fenaban.

Antes da assembleia de sexta, às 18h, o Sindicato fará uma live sobre as propostas da Fenaban nas mesas.

Saiba como foram as rodadas anteriores:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio