Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Participe!

Por um mundo melhor, seja Agente da Diversidade

Linha fina
A etapa de coleta de respostas do Censo da Diversidade Bancária chegou ao fim, mas a campanha do Sindicato por um setor mais justo e diverso continua; cadastre-se e torne-se parte dessa transformação
Imagem Destaque
Arte: Contraf-CUT

O período de resposta do Censo da Diversidade Bancária, conquista da campanha nacional 2018, chegou ao fim. Porém, a campanha por um setor mais justo e diverso continua. O Sindicato convida a todos os bancários e bancárias a tornarem-se agentes da diversidade, que são pessoas capazes de promover a diversidade tanto no local de trabalho como na sociedade, levantando debates que ajudem a combater preconceitos.

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Se você, assim como o Sindicato, acredita que precisamos viver em um mundo mais diverso, livre de qualquer forma de preconceito, bullying e violência, torne-se um agente da diversidade. Cadastre-se e vamos trabalhar juntos por um mundo melhor”, enfatiza a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro.

Os bancários e bancárias que tenham interesse em se tornar Agentes da Diversidade e conhecer mais sobre o tema, devem se cadastrar CLICANDO AQUI.

O Sindicato segue distribuindo as cartilhas de valorização da diversidade nos locais de trabalho. Caso você não tenha a sua, entre em contato com um dirigente do Sindicato, Central de Atendimento e solicite a versão impressa. Se preferir, CLIQUE AQUI e baixe a versão digital da cartilha.

Veja as ferramentas para pensar a diversidade que o Sindicato disponibilizou para você:

Tim tim por tim tim da diversidade
Filmes para pensar a diversidade: racismo
​> Filmes para pensar a diversidade: machismo
> Filmes para pensar a diversidade: sexual e de gênero
Filmes para pensar a diversidade: pessoas com deficiência

Confira também bons exemplos de valorização da diversidade:

No Faustão, Iza critica racismo e meritocracia
Bailarina negra celebra sapatilha do tom da sua pele
Evangélicos ajudam a reconstruir terreiro
Técnico do Bahia faz discurso histórico sobre racismo e quebra a internet
Coletivo Violeta abre as portas para seu novo espaço
Pedreiro aprende ballet para ajudar filhas autistas

Desigualdade nos bancos

Os dados do último Censo da Diversidade Bancária, de 2014, mostraram que a desigualdade persiste no setor. As bancárias têm qualificação profissional superior à dos homens: 82,5% têm curso superior completo, enquanto que esse percentual entre os bancários é de 76,9%. Elas já eram maioria no censo de 2008: 71,2% das bancárias tinham curso superior completo, contra 64,4% dos bancários.

Apesar disso, as mulheres continuam ganhando menos que eles: em 2014, o rendimento médio mensal das bancárias era de 77,9% do rendimento médio mensal dos bancários. No primeiro censo, realizado em 2008, elas ganhavam em média 76,4% do que a média dos homens, ou seja, em seis anos, o avanço foi de somente 1,5 ponto percentual.

O machismo nos bancos
Declarações machistas de novo presidente do BB preocupam bancárias
> Banco de Brasília dá aulas de machismo

A quantidade de negros ainda é pequena: em 2014, eles eram apenas 24,9% da categoria. Houve um avanço de 5,6 pontos percentuais em relação ao censo de 2008, quando negros e negras eram 19,3%.

No Censo de 2014 foram incluídas, por reivindicação do movimento sindical bancário, perguntas voltadas para a população LGBT: 1,9% dos entrevistados se declararam homossexuais, 0,6%, bissexuais e 85%, heterossexuais; 12,4% não responderam.

O Censo de 2014 também revelou que as contratações de PCDs (pessoas com deficiência) chegou a 3,6%; era 1,8% no Censo de 2008. Apesar de ter aumentado, o último levantamento mostrou que o número de PCDs nas instituições financeiras ainda é menor do que determina a lei: 5%.

seja socio