Pular para o conteúdo principal

Caixa: Sindicato cobra proposta para Saúde Caixa, PLR e respeito à jornada

Linha fina
Em negociação, representantes dos trabalhadores reforçaram que empregados estão exaustos e cobram respeito à jornada. Sobre PLR e PLR Social, banco apontou limitações para pagamento, mas não trouxe propostas sobre o tema
Imagem Destaque

Em mais uma negociação entre representantes dos empregados e a Caixa, nesta segunda-feira 24, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2020, o Sindicato cobrou a apresentação de uma proposta global e reforçou a cobrança pelo respeito à jornada dos trabalhadores do banco público, com o fim do trabalho aos sábados. Além disso, a representação dos bancários enfatizou que os empregados da Caixa estão fazendo sua parte e exigem reconhecimento no pagamento da PLR, PLR Social, manutenção do Saúde Caixa e seu modelo de custeio.

“Os empregados estão exaustos, com extrapolação de jornada, sobrecarga e níveis de estresse elevadíssimos. Estas condições estão adoecendo os trabalhadores da Caixa, que precisam ter sua jornada respeitada. Foi neste sentido a nossa cobrança pelo fim do trabalho aos sábados. Além disso, cobramos que os empregados que não registram jornada e que trabalharam aos sábados, como os gerentes gerais, recebam a remuneração pelo trabalho aos finais de semana ou tenham o direito à compensação. Esperávamos ainda uma proposta acabada em relação à PLR e PLR Social, mas os representantes do banco desconversaram. Segundo eles, obstáculos como o teto de 25% do que é distribuído em dividendos (previsto no estatuto da Caixa e resoluções da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), que não permitiria na avaliação deles nem mesmo o pagamento da PLR modalidade Fenaban, estão sendo discutidos com o controlador, e nenhuma proposta foi apresentada”, relata Leonardo Quadros, diretor da Apcef-SP, que na suplência representa a Fetec-SP na CEE/Caixa.

“Deixamos claro que não aceitaremos retirada de direitos. Não vamos aceitar que o Saúde Caixa, o seu modelo de custeio, seja utilizado por Pedro Guimarães para manter a liquidez na Caixa, bancada pelos empregados, passando por cima dos direitos históricos. O empregado da Caixa está enfrentando jornadas de até 12 horas, cumprindo metas de 250%, arriscando a própria saúde. Cobramos sim avanços na PLR, PLR Social e o Saúde Caixa para todos, mantendo o atual modelo de custeio”, acrescenta o diretor do Sindicato e membro da CEE/Caixa, Dionísio Reis. 

A PLR deverá voltar para a mesa de negociação na próxima quarta-feira (26). Sobre o Saúde Caixa, os representantes da Caixa afirmaram que o banco está buscando alternativas de propostas para o plano e que o tema envolve também a Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais). 

Plenárias

Na terça-feira (25) serão realizadas plenárias em todo o país para apresentação das propostas e organizar a mobilização dos trabalhadores.

Participe da plenária organizativa nesta terça-feira 25

Saiba como foram as negociações anteriores com a Caixa: 

> Quinta negociação: Empregados rejeitam propostas para o Saúde Caixa 
> Quarta negociação: empregados defendem atual modelo de custeio do Saúde Caixa
> Terceira negociação: Caixa não traz respostas e ataca direitos
> Segunda negociação: saúde em primeiro lugar
> Primeira negociação: home office 

Saiba como foram as negociações até o momento com a Fenaban: 

> Nona rodada: Fenaban insiste em retirada de direitos
> Oitava rodada: Bancos propõem reajuste ZERO
> Sétima rodada: Bancos querem retirar 13ª cesta e diminuir gratificação
> Sexta rodada: Fenaban propõe reduzir PLR dos bancários em até 48%
> Quinta rodada: Bancos apresentarão proposta na terça-feira 18
> Quarta rodada: Sindicato cobra implantação do canal a vítimas de violência
> Terceira rodada: Sindicato cobra da Fenaban melhorias para saúde dos bancários
> Segunda rodada: Bancários reivindicam manutenção dos empregos
> Primeira rodada: Sindicato negocia regulamentação do home office

Conecte-se ao Sindicato

Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.

Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no FacebookTwitterInstagramLinkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Nós também fizemos uma lista com perguntas e respostas sobre a campanha.

seja socio