Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Dia Nacional de Luta: bancários merecem respeito e proposta decente!

Imagem Destaque
Dirigentes em ato da Campanha dos Bancários 2022, em agência do Santander

Nesta segunda-feira 29 - mesmo dia em que ocorre mais uma negociação da Campanha Nacional Unificada dos Bancários (campanha salarial) - a categoria promove Dia Nacional de Luta para cobrar da Fenaban (federação dos bancos) que apresente uma proposta que valorize o trabalhador bancário.

Em São Paulo, dirigentes do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região realizaram atos no CEIC e CAT, concentrações do Itaú; na unidade do Santander da Rua João Bricola; Verbo Divino, do Banco do Brasil; Cidade de Deus, Nova Central e Vila Leopoldina, do Bradesco; e unidade da Caixa, na Sé; entre outros locais.

Durante as atividades, os dirigentes dialogaram com os bancários - que já manifestaram sua rejeição a proposta com perdas apresentada pela Fenaban, em assembleia na sexta 26, na qual participaram mais de 5.500 trabalhadores da base do Sindicato - sobre as reivindicações da categoria como aumento real, PLR com aumento real, e aumento maior no VA e VR.

Proposta indecente

Mesmo com lucros bilionários, os bancos propuseram índice de reajuste para salários abaixo da inflação: de 75,8% do INPC, o que corresponde a 6,73% (considerando a projeção em 8,88% na data-base da categoria) e representa uma perda salarial de 2% para os bancários. A proposta, apresentada na sexta-feira 26, foi rejeitada na mesa pelo Comando Nacional dos Bancários e também pela categoria, em assembleias virtuais realizadas em todo o país.

“A proposta apresentada nesta sexta feira significa retirada de direitos, e isso não iremos admitir. Portanto, a rejeitamos na mesa e foi dado prosseguimento para o estado de assembleia permanente. Os bancários devem continuar acompanhando as negociações e ficar atentos para novas convocações. O Comando vai continuar insistindo nas suas reivindicações, e espera que a Fenaban respeite os trabalhadores e atenda às suas expectativas”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Índices propostos pela Fenaban para as cláusulas econômicas até o momento:

VA e VR: 100% do INPC
PLR: 100% do INPC
Índice de reajuste salarial: 75,8% do INPC

Saiba como foram as rodadas de negociação até o momento:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio